Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Por que algumas pessoas ficam em dúvida na hora de decidir?

Muitas pessoas costumam dizer com confiança que falar sobre decisão empresarial é fácil. Basta que se analise quais são os pontos fortes e fracos da situação e depois, como em uma mera soma de dois mais dois, chegar ao resultado. Entretanto, por que então algumas pessoas ficam em dúvida na hora de decidir? Simples! Elas não queremaceitar que, mais importante que os aspectos objetivos de uma situação, é o lado subjetivo que realmente determina o estado de conforto daquele que toma a decisão.

Um bom exercício para explicar este conceito é utilizar duas perguntas básicas. Primeiro, pergunte a um amigo qualquer se ele aceita vender o carro que tem por apenas um real. Não é necessário ser vidente para saber que a resposta seráum sonoro “não”. Depois, pergunte a esse mesmo amigo se aceita vender o carro por um milhão de reais. Desta vez é provável que receba um “sim”. No exemplo, fica claro que não é necessário pensar muito quando se tem pela frente uma situação que é óbvia e, ainda, que nenhuma empresa precisa de gestores para tomar decisões sem importância ou em situações já definidas.

Um gestor é necessário quandoa ambigüidade está presente, quando há prós e contras para os dois lados. No caso do exemplo, é quando o valor entre a decisão de vender ou não vender se aproximam. Por isso, a recomendação para quem exerce um cargo de chefia ou liderança é para que pare de se queixar com a pressão que sente cada vez que tem assumir a responsabilidade por uma decisão. Em vez disso, entenda que é justamente porisso que a empresa o contratou.Resumindo: para sentir-se bem ao tomar uma decisão, basta decidir também com que grau de profissionalismo você deseja construir sua carreira.

Por que em uma decisão empresarial acaba prevalecendo o lado subjetivo?

Algumas pessoas acabam cometendo um erro de interpretação ao ouvir o seguinte conceito: “em uma decisão empresarial, deve prevalecer o aspectosubjetivo do gestor.” Prevalecer significa vencer, dominar, sobressair. Um exemplo tem sido útil para explicar melhor esse conceito.

Em um processo seletivo, você é o responsável por escolher dentre dois candidatos para a vaga de vendedor na sua empresa. O primeiro candidato apresenta um currículo invejável, ele tem vários cursos, inclusive um de mestrado. Agora mesmo com todo esse conhecimento técnicoque foi avalizado pelos diplomas, ou seja, conhecimento inequívoco, durante a entrevista tem-se a sensação de que se trata de uma pessoa que não tem jeito para atender os seus clientes.

Já o segundo candidato é exatamente o perfil oposto. Ainda jovem e sem muito conhecimento acumulado na vida ele encantou desde o primeiro momento pela maneira que se comportava durante a entrevista. Após aconversa com os dois candidatos, o seu chefe lhe chama e pergunta: qual dos dois devemos contratar e por quê? Um tanto quanto sem graça, acaba respondendo que se fosse tão somente pelos aspectos objetivos dos candidatos, o primeiro deveria ser contratado imediatamente. Entretanto, a experiência e a prática que se tem e o habilita inclusive a gerenciar uma equipe de vendas, o deixa seguro que é melhorcontratar o segundo candidato.

De uma forma prática, não se pode querer utilizar os aspectos objetivos de uma situação como sendo suficiente para a tomada de decisões, afinal se apenas dados objetivos fossem necessários, a contratação de profissionais seria feita por máquinas e não por pessoas como você! Receba diariamente esta coluna pela internet.

E quando os dados são fortes o suficientepara tomar uma decisão?

Decidir significa deliberar, escolher. É determinar qual das alternativas existentes apresenta maior chance de resolver o problema. Logo, toma uma decisão aquele que enfrenta uma situação duvidosa. É o caso do profissional que se vê diante de duas propostas de emprego e tem que optar entre uma delas. O critério objetivo a ser utilizado pode ser o valor do salário ou o...
tracking img