Nr - 23

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
Norma Regulamentadora 23
UERJ

Resumo:
Na Norma Regulamentadora de Combate e a Prevenção de Incêndio é explicado sobre as saídas de emergência, os locais de trabalho que deverão dispor dessas saídas, sobre as portas e seus materiais. Quando se trata do combate ao fogo, será falado sobre os exercícios de alerta, classes de fogo e seus extintores.Ela estabelece regrasafim de preservar a integridade física de seus trabalhadores, para que, em caso de maior efeito, como um acidente na linha de produção, por exemplo, a empresa e o empregado possam entrar em um acordo.

Abstract
In Norm Fighting and Fire Prevention is explained on emergency exits, workplaces that should have these outputs on the doors and their materials. When it comes to firefighting, will bespeak about the alert exercises, classes of fire and yours extinguishers. The Norm make rules in order to preserve the physical integrity of its employees, so that in case of higher end, like an accident on the production line, for example, the company and the employee could may an agreement.

Palavras-chave
Saída de emergencia; Prevenção de incendio ; combate ao fogo; exercícios de alerta;extintores

Keywords
Emergency exit; fire prevention, fire fighting; alert exercises; extinguishers

Introdução
Este trabalho tem o objetivo de estabelecer os procedimentos que todas as empresas devem possuir no tocante a proteção contra incêndio, saídas de emergências para os trabalhadores, equipamentos suficientes para combater o fogo e pessoas treinadas para o uso correto dosequipamentos. O sistema de combate a incêndios é indispensável em locais onde há grande quantidade de pessoas. Sendo que cada sistema deverá ter uma peculiaridade em relação a outros, porque existem vários tipos de edificações e em cada uma delas existem riscos próprios, que diferem uma da outra. A proteção se subdivide em: prevenção a ocorrência de incêndios e combate ao incêndio. A prevenção de incêndiosengloba cuidados e medidas que visem minimizar a ocorrência de incêndios. Quanto ao combate, as medidas tomadas referem-se ao combate e a extinção dos focos de incêndios de forma profissional, que é feita pelo Corpo de Bombeiros.

Desenvolvimento:
Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possamabandoná-los com rapidez e segurança. A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m. O sentido da abertura da porta não poderá ser para o interior do local de trabalho. Onde não for possível o acesso imediato às saídas, deverão existir, em caráter permanente e completamente desobstruído, circulações internas ou corredores de acesso contínuos e seguros, com largura mínima de 1,20m. Quando não forpossível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores com largura mínima de 1,20m sempre rigorosamente desobstruídos. As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, idicando a direção da saída. As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquerlocal de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15m nas de risco grande e 30m nas de risco médio ou pequeno. Estas distâncias poderão ser modificadas, para mais ou menos, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho, se houver instalações de chuveiros (sprinklers), automáticos, e segundo a natureza do risco. As saídas e as vias de circulação não devem comportarescadas nem degraus; as passagens serão bem iluminadas. Os pisos, de níveis diferentes, deverão ter rampas que os contornem suavemente e, neste caso, deverá ser colocado um "aviso" no início da rampa, no sentido do da descida. Escadas em espiral, de mãos ou externas de madeira, não serão consideradas partes de uma saída.
As portas de saída devem ser de batentes ou portas corrediças horizontais, a...
tracking img