Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objetivos. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. A administração é um tema presente nas Escrituras. A diferença entre organizações religiosas e organizações seculares seresume aos objetivos finais. Igrejas e departamentos demandam atenção tanto na área espiritual , como na área administrativa.
Para se entender mas a fundo a administração da IBQ, é necessário relatar sua funcionalidade , suas normas, como é direcionada, enfim toda a sua estrutura: Quais Os princípios gerais de Administração?; Imunidade Tributaria; Estrutura Administrativa da IEQ; Igreja Local–aprofundando a visão; Supervisões e Conselho Estaduais; Conselho Nacional de Diretores; Finanças; Taxas Estatutárias; Cadastros; Gestão de pessoas; Quem faz parte da Membresia Quadrangular; Contabilidade; Atividades Gerais da igreja no que consiste? Relações Ministeriais; Porque a contabilidade da IEQ acontece em tempo real;Plantio de Igrejas e Estratégias para plantio de igrejas.

2-Desenvolvimento
2.1-Os princípios gerais de administração segundo Fayol:
- Divisão do trabalho; Autoridade e Responsabilidade; Disciplina e Unidade de comando.
O modelo de governo utilizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular é o Episcopal- O governo é centralizado na figura de um dirigente.
2.2- A imunidade tributaria é garantida tanto às igrejas como outras entidades. É uma disposição daConstituição Federal- são sempre imunes.
2.3- A administração da Igreja do Evangelho Quadrangular esta estruturada em três níveis: Administração Superior e Geral – è exercida pelo Conselho Nacional de Diretores, Administração Intermediaria- Exercida pelo Conselho Estadual de diretores e Administração de base-Exercida pelo Conselho Diretor Local.
A Igreja Local e parte do Corpo de Cristo que vive eprega o Evangelho Quadrangular- praticando a Adoração a Deus, testemunho Cristão, pregação da Palavra Sagrada, amor ao próximo, exercício dos dons e Ministérios do Espírito e Evangelização . A Igreja Local forma-se quando há um grupo de Cristãos convertidos, batizados nas águas por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2.4- A Igreja Local pode ser de três formas: Igreja SedeRegional- Centraliza a Administração Regional e tem geralmente como seu Pastor Titular o superintendente Regional. Igreja Inscritas CNPJ e Igrejas Obras Novas- igrejas em fase de implantação.
A administração intermediaria é realizada pelos Conselhos Estaduais e pelas Supervisões. São órgãos internos da IEQ, possuindo personalidade jurídica idêntica às Igrejas Locais que possuem CNPJ- estandovinculadas à Matriz e que devem cumprir todos os preceitos legais, tributários e administrativos cabíveis.
A Administração Superior- exercida pelo Conselho Nacional de diretores- através das secretarias gerais- Secretaria Geral de Administração e Finanças; Secretaria Geral de Ação Social; Secretaria Geral de Educação e Cultura; Secretaria Geral de Missões; Secretaria Geral de Comunicação; SecretariaGeral de Disciplina Eclesiástica; Secretaria Geral de Coordenadorias e Diaconato; Secretaria Nacional de Cidadania.

2.5-A gestão da Igreja Local- Finanças: Movimento- Entradas:
1- Movimento financeiro Mensal- Entradas -Se resumem em dois tipos- ofertas e dízimos
2- Entradas sujeitas ás Taxas Estatutárias- Dízimos; Ofertas Gerais; Ofertas Especiais; Congregações e Outras entradas.
3-Entradas de Departamentos- Ofertas do DEBQ e Entradas dos grupos missionários .
4- Entradas repassadas integralmente aos órgãos e departamentos superiores- Oferta de Missões (3° domingo)
5- Entradas diversas não sujeitas à taxação- Juros de poupança; Venda de imóveis;venda de veículos....

2.6 -As saídas da Igreja Local são todos os gastos necessários para a sua manutenção e...
tracking img