Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 2.2.
Disciplina: Teorias da Administração
Professora: Marcela Soares Pacheco
Aula 3 - Tema: Sistema Toyota de produção
Data da Aula - 19/11/2009 Data da entrega: 03.12.09Atividade Avaliativa - relacionado à Aula 4

Nome dos Alunos:: Lindacir Hening

QUESTÕES:
1) As organizações que são baseadas em leis racionais são denominadas burocracias, porém sabe-se que essasburocracias não funcionam na prática. Explique o porquê das burocracias não funcionarem na prática e, em seguida, exponha os três princípios que expressam o nível de racionalidade das burocracias.R: Não funcionam na prática, porque não foram utilizadas da forma como Weber idealizou. As pessoas cometem erros por desconhecerem as regras e por as adaptarem de acordo com suas conveniências. Além doque as organizações são sistemas sociais, formados por pessoas que pensam de forma diferente e tem interesses particulares independentes das organizações em que trabalham. Interesses estes, que nemsempre estão a favor da empresa em que elas trabalham.
Os três princípios são:
1-Formalidade – burocracias são essencialmente sistemas de normas, que definem os direitos e deveres dosparticipantes. A autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais.
2- Impessoalidade – as pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais,que eventualmente possuem autoridade. A pessoa que ocupa um cargo investido de autoridade é um superior e está subordinado a uma legislação que define os limites de seus poderes, dentro dos quais podedar ordens e deve ser obedecido. A obediência de seus funcionários não lhe é devida pessoalmente, mas ao cargo que ocupa.
3-Profissionalismo - os cargos oferecem a seus ocupantes uma carreiraprofissional e meios de subsistência (salário). O integrante de uma burocracia é um funcionário que faz do cargo um meio de vida; recebendo um salário regular em troca de seus serviços. A escolha para...
tracking img