Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atendimento infantil em Psicologia Analítica: tristeza, adoecimento e superação.
Autores: Berta Maria Gomes Pinto (aluna)
Isabele Santos Eleotério (supervisora)
Tipo de Apresentação:Oral
Instituição: AEV-FAESA
Curso: Psicologia
Eixo Temático: Saúde

INTRODUÇÃO
Este caso clínico relaciona-se a um atendimento individual da disciplina Estágio Supervisionado Básico III docurso de Psicologia das Faculdades Integradas São Pedro (FAESA/AEV). O objetivo foi realizar atendimento psicoterápico infantil baseado na Psicologia Analítica (MAGALHÃES, 1984; SANTOS, 2008; SILVEIRA,2006) com a finalidade de desvendar o mecanismo de ação relacionado da paciente relacionados ao enfrentamento da tristeza e adoecimento. Para tanto, foram utilizadas técnicas lúdicas através de jogos,brincadeiras, desenhos, leituras de histórias, relados de seu cotidiano, bem como, a conversa e associação livre. Respeitando o principio ético do sigilo, a paciente é recebe o nome de “Nina”. “Nina”tem 10 anos de idade e veio para o atendimento no segundo semestre de 2011, trazida por sua mãe após receber diagnóstico de vitiligo.
OBJETIVO
Realizar atendimento psicoterápico infantil baseado naPsicologia Analítica com a finalidade de desvendar o mecanismo de ação da paciente relacionados ao enfrentamento da tristeza e adoecimento.

MATERIAIS E METODOS
Neste atendimento psicoterápico foramutilizados os seguintes métodos e técnicas: entrevista não estruturada, observação assistemática, técnicas de projeção das imagens internas (JUNG, 2000), que consistem na utilização de técnicasexpressivas tais como desenho, pintura, escultura ou a utilização de estórias ou brinquedos a fim de estimular a atendida a representar aspectos de seu mundo interno e de seu cotidiano. As técnicasutilizadas estão em acordo ao que preconiza o Código de Ética do Psicólogo (CONSELHO, 2005).

RESULTADOS

Através da utilização das técnicas descritas anteriormente pode-se chegar ao conhecimento da...
tracking img