Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORIGEM DA CONTABILIDADE

Os Historiadores refletiam que a contabilidade iria controlar as riquezas do mundo, pois não havia quaisquer tipos de contas ou números, começaram a evoluir do jeito maisprimitivo também foram evoluindo a escrita sendo assim como dizia Aristóteles, as ciências contábeis e a contabilidade seria umas das ciências mais importantes e antigas já vista.

SegundoIudícibus (2000, p.30):
A Contabilidade, seja talvez tão antiga quanto a origem do homo sapiens. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente a4.000 a.C. Entretanto, antes disso, o homem primitivo, ao inventar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas da bebidas, já estava praticandouma forma rudimentar de Contabilidade.

OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIADE NA ANTIGUIDADE;
Tão importante quanto o conceito da Contabilidade, necessita-se mencionar ocaráter evolutivo da Contabilidade ao longo do tempo.
A Contabilidade não surgiu como é vista hoje em dia, trata-se de uma evolução contínua acompanhando as necessidades e exigências do meioempresarial e social, contudo "não sabemos quem inventou a contabilidade. [...]
Sabemos, porém que sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir gradativamente nos séculos XIII e XIV[...] no norte da Itália" (HENDRIKSEN e VAN BREDA, 1999, p.39).
O primeiro a cifrar a contabilidade, ainda na Itália (Veneza), foi um frei
franciscano chamado Luca Pacioli, onde, com seu livro "Summade arithmetica,
geométrica, proportioni et proportionalitá", datado de 1494, proporcionou uma
enorme difusão da essência contábil.
A Summa era principalmente um tratado de matemática,mas incluía umaseção sobre o sistema de escrituração por partidas dobradas, [...], e apresentava o raciocínio em que se baseavam os lançamentos contábeis (HENDRIKSEN e VAN BREDA, 1999, p.39)

A EVOLUÇÃO DA...
tracking img