Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Contabilidade

INTRODUÇÃO
Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhepermitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Esse gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades.
As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações dopatrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
Primeiramente faremos uma curta introdução sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC), Os PFC são o ponto de partida para a compreensão da própria Ciência Contábil, são eles que fundamentam os conceitos, a teoria, e a prática desta ciência. Assim na Física (por exemplo) existemas leis da mecânica que fundamentam esta ciência, em Contabilidade temos os PFC.
Os PFC surgem da observação dos fatos ocorridos na prática contábil, os contadores observam a realidade a sua volta, formulam hipóteses com respeito ao objeto de estudo da Contabilidade, isto é, o patrimônio das organizações, e chegam a conclusões, as quais se aceitas pela maioria dos estudiosos daContabilidade, tornam-se princípios fundamentais, que estabilizam e fundamentam cientificamente a ciência contábil.
Os princípios mais conhecidos são:
• da Entidade
• da Continuidade
• da Oportunidade
• do Custo Histórico
• da Realização da Receita X Confrontação das Despesas
• da Competência
• da Prudência

O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas aopatrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.
O Balanço patrimonial é a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um período. É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
O Balanço Patrimonial éconstituído pelo:
- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
- Patrimônio Líquidocompreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
A Demonstração do Resultado do Exercício é a expressão máxima, juntamente com O Balanço Patrimonial, da evidenciação contábil emanada da aplicação criteriosa dos procedimentos da escrituração e ajuste, em tudo obedecendo aos Princípios Fundamentais daContabilidade.




1. Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil

1.1 A Disciplina Teoria da Contabilidade nos cursos de graduação

A partir de 1994, a disciplina Teoria de Contabilidade torna-se obrigatório nos currículos dos cursos de graduação de Contabilidade. Esta disciplina veio trazer uma enorme contribuição para a formação dosestudantes de graduação, pois a principio focavam apenas na prática e deixavam a teoria.

Teoria da Contabilidade é uma disciplina de extraordinária importância para ajudar a formar profissionais que sabem não apenas o como fazer, mas tambem o por quê. Uma teoria é importante para explicar e ajudar na prática profissional os contadores a lidar com aspectos de...
tracking img