Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: Superior de Tecnologia de Gestão Hospitalar
SÉRIE: 2º Semestre
DISCIPLINA: Gerenciamento de Pessoas
PROFESSORA: Teresinha de Jesus
TURMA: H01P66-0166- Noturno

Trabalho realizado por alunos do curso de Gestão Hospitalar da Faculdade FABRAN, sob a orientação da professora Terezinha de Jesus.

Macapá-AP 2012

CURSO: Superior de Tecnologia de Gestão Hospitalar
SÉRIE: 2º SemestreDISCIPLINA: Gerenciamento de Pessoas
PROFESSORA: Teresinha de Jesus
TURMA: H01P66-0166- Noturno

O SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RH (A ADMINISTRAÇÃO DE RH)

JAQUELINE PIMENTEL
AMANDA TRINDADE
MARIA DAS NEVES
SIMONE THAYARA
ANGELITA SOUZA
LAURA ESTELITA
WILMASTORCH

MACAPÁ-AP 2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO_________________________________________________04
HISTÓRICO DAADMINISTRAÇÃO________________________________ 05
SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSO HUMANOS_____________07
A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS____________________________08
O APARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS___09
MISSÃO DOS RECURSOS HUMANOS_____________________________11
CONCLUSÃO__________________________________________________12BIBLIOGRAFIA_________________________________________________13

INTRODUÇÃO

Podemos definir Administração de Recursos Humanos, o ramo especializado da ciência da administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. Área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, controle, desenvolvimento, manutenção e avaliação de pessoas.

1-HISTÓRICO DAADMINISTRAÇÃO

O movimento da Administração tem origem com as experiências de Frederick W. Taylor (1856-1915) nos Estados Unidos e Henri Fayol (1841-1925) na França, tendo como objetivo fundamentar as atividades administrativas substituindo a improvisação e o empirismo.
            Com base em algumas observações, Taylor concluiu que de um modo geral os operários produziam menos doque poderiam produzir, desenvolvendo a partir daí seu sistema de Administração Cientifica.
            Do ponto de vista, tal sistema se fundamentava na racionalização do trabalho, ou seja, na simplificação dos movimentos feitos para a execução de uma tarefa, reduzindo desta forma o tempo consumido.
            Portanto, o Taylorismo envolvia uma verdadeira revolução mental por parte dosempregados e empregadores que deveriam abandonar a luta pela reposição do produto do trabalho em prol da coordenação de esforços para aumentar esse lucro.
            Henri Fayol que foi durante parte de sua  vida diretor de grandes minas e usinas siderúrgicas também contribuíram para fundamentar o movimento da Administração Cientifica formulando a doutrina administrativa conhecida como Fayolismo, onde seatribuía aos subordinados uma capacidade técnica que se exprime nos seguintes princípios; conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

            Henry Ford (1863-1947) contribuiu para fundamentar a Administração Cientifica.  Ele afirmava que: “para diminuir os custos, a produção deveria ser em massa, em grande quantidade e aparelhada com tecnologia capaz de desenvolver aomáximo a produtividade dos operários”. Afirmava também que o trabalho deveria ser altamente especializado, com cada operário trabalhando em conjunto, realizando uma única tarefa. Propunha boa remuneração, jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos operários.
            O movimento da Administração Cientifica difundiu-se amplamente e tornou-se um dos princípios bases da organizaçãoindustrial nas primeiras décadas  do século.

2- SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Uma das características mais importantes da administração sistêmica reside no fato de serem as organizações vistas como sistemas dentro de sistemas. Uma empresa pode ser vista como um sistema, envolvida, por um macro sistema, que é o sistema social.  Por outro lado, pode ser...
tracking img