Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O trabalho a seguir apresenta a importância da apuração dos custos de materiais, o custeio dos materiais aos produtos, a diferenciação de materiais diretos e indiretos, e a apuração dos custos de conversão, também será apresentado a montagem das Fichas de Controles de Estoque e será feito a apuração de custos de produção dos produtos da Indústria Alimentícia Showdog Ltda.
2.Desenvolvimento 
Os custos de materiais são aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Os custos diretos são os custos que podem serquantificados e identificados aos produtos ou serviços e valorizados com relativa facilidade. Dessa forma, não necessitam de critérios de rateios para serem alocados aos produtos fabricados ou serviços prestados, já que são facilmente identificados. Os custos diretos,na grande maioria das indústrias, compõem-se de materiais e mão-de-obra, conforme definido a seguir:
Materiais diretos: matérias-primas,materiais de embalagens, componentes e outros materiaisnecessários à produção, ao acabamento e à apresentação final do produto acabado. Exemplos:
Fábrica de móveis: os materiais diretos são, basicamente, a madeira as chapas de compensados, o couro, etc., utilizados em cada um dos produtos fabricados, que podem ser sofás, camas, cadeiras, mesas etc.
Editora ou Gráfica: os materiais diretos são,principalmente, o papel e as tintas utilizados na produção de livros, revistas e demais impressos.
Mão-de-obra direta: é o trabalho aplicado diretamente na confecção do produto, de suas partes ou seus componentes, ou na prestação de serviços. Nas empresas industriais, essetipo de custo está sendo gradativamentesubstituído por máquinas e equipamentos.
O custo da mão-de-obra compõe-se dos salários,encargos sociais e provisões para férias e décimo terceiro salário como:
Firma de Auditoria: a mão-de-obra direta é representada, na quase totalidade, pelos salários e encargosdos auditores programados para a realização da auditoria em cada um dos clientes.
Fábrica de sapatos: a mão-de-obra direta é composta dos gastos incorridos com salários e encargos dos funcionários que atuam diretamente noprocesso produtivo e são responsáveis pelo corte do couro, pela montagem, pela costura e pelo acabamento de sapatos.
Os custos diretos geralmente são facilmente identificados com os produtos. Os materiais diretos, por exemplo, são normalmente requisitados com a identificação prévia de sua atualização. Em outras palavras, em geral, ao emitir a requisição do material para o almoxarifado, oresponsável pela produção nela já aponta o destino do material, ou seja, para qual produto acabadoserá utilizado, o que facilita sobremaneira a posterior apropriação do custo à produção específica. Além disso, o material direto geralmente pode ser identificado no produto acabado e quantificado com precisão.
A mão-de-obra, por sua vez, pode ser identificada, por apontamento, com o produto que está sendofabricado, restando apenas à contabilidade de custos, de posse das informações relacionadas com a folha de pagamento pessoal, efetuar as devidas apropriações às diversas unidades produtivas.
Já os custos indiretos são aqueles custos que, por não serem perfeitamente identificados nos produtos ou serviços, não podem ser apropriados de forma direta para as unidades específicas, ordens de serviço ouproduto, serviços executados etc. Necessitam, portanto, da utilização de algum critério para rateio para sua alocação.
Exemplos: Mão-de-obra indireta; materiais indiretos; outros custos indiretos.  
Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho realizado nos departamentos auxiliares das indústrias ou prestadoras de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço...
tracking img