Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Pesquisar os conceitos que definem o Regime de Caixa e o Regime de Competência, nos

livros disponíveis na biblioteca do Polo Presencial e no material disponível em:

.

Acesso em: 16 maio2012.



Regime de Competência: A adoção do regime de competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da suarealização em moeda. 
O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, um exemplo parailustrar e melhor compreendermos seria quando uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 (sessenta) dias, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado naDemonstração do Resultado do Exercício daquele mês. 
As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos.

Regime deCaixa: O regime de caixa, representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda.
No regime de Caixa, as receitas são reconhecidas somente no momento em que ocliente paga a fatura, e as despesas são reconhecidas no momento em que são efetivamente pagas. Tanto as empresas optantes pelo Lucro Presumido, quanto ao Simples Nacional sendo que são regulamentadosrespectivamente pela Instrução Normativa SRF nº 104, de 24 de agosto de 1998 e Resolução CGSN nº 38, de 1º de setembro de 2008. 

Resumindo, quando se contabiliza antes do pagamento é classificadocomo “Regime de competência” e quando se contabiliza após pagamento é denominado “Regime de Caixa”.


2 Elaborar um resumo de uma página, explicando o conceito dos regimes pesquisados.

Citartambém três exemplos de eventos que demonstrem que a sobra do dinheiro no

caixa não é sinônimo de lucro.



• Venda a vista de itens comprados a prazo;

• Entrada de dinheiro originada de...
tracking img