Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPIOS CONTABEIS



NOME: JENNIFER SILVA DE OLIVEIRA


CUIABÁ
2011

PRINCIPIOS CONTABEIS

* POSTULADOS* PRINCIPIOS
* CONVENÇÕES

ALUNA:
Curso: Ciências contábeis
Disciplina: Contabilidade Introdutória


INTRODUÇÃO

Neste trabalho vou ter como objetivo relatar como funciona os princípios contábeis como ela se apresenta nas entidades sendo elas lucrativas ou não, procurando captar e evidenciar as variações de controle, representando o conjunto deprocedimentos que devem ser seguidos pela contabilidade financeira para registro dos fatos contábeis e de elaboração , mostrando para seus usuários de forma relativa e detalhada das demonstrações financeiras, com observação da realidade econômica, social e institucional, estarei citando também exemplos de princípios suas funcionalidades e limitações e base de teoria contábil, a estrutura conceitual dacontabilidade engloba os postulados, os princípios e as convenções contábeis. Os princípios e postulados formam a linha teórica básica que deve ser seguida enquanto que as convenções, também conhecidas como restrições aos princípios contábeis fundamentais, representam certos condicionamentos de aplicação, numa ou noutra situação prática.

POSTULADOS CONTÁBEIS
DOS
São os elementos básicos em quese estruturou toda a contabilidade atual, com isso são chamados de pilares da contabilidade.
ENTIDADE – Este postulado diz que a contabilidade de uma empresa não deve ser confundida com a contabilidade de seu proprietário. Ou seja, a escrituração de uma entidade deve ser completamente dissociada da de seus proprietários.
CONTINUIDADE – Este postulado afirma que a empresa deve ser avaliada eestruturada na suposição de que nunca será extinta. Os ativos empresariais serão avaliados partindo desse pressuposto. Assim, se a empresa estiver terminando suas atividades empresariais, os critérios de avaliação de seus ativos será diferente. Este postulado possibilita também a avaliação de resultados periódicos.

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Princípios contábeis são ospreceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.
Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade, em função do reconhecimento dos critérios adotados paraa elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequação entre empresas do mesmo setor.
Princípios contábeis podem ser conceituados como sendo as premissas básicas acerca dos fenômenos econômicos contemplados pela contabilidade, premissas que são a cristalização da análise e observação da realidade econômica. O campo de atuaçãopreferencial da contabilidade é constituído pelas Entidades, sejam elas de finalidade lucrativa ou não, e procura captar e evidenciar as variações ocorridas na estrutura patrimonial e financeira, em face das decisões da administração e também das variáveis de causas externas que escapam ao controle e ao poder de decisão da administração. Note-se que, dentre as variáveis que mais têmpreocupado os administradores, temos, de um lado, a inflação e, de outro, as próprias flutuações de preços atinentes especificamente a cada bem e serviço, no âmbito dessa complexa realidade, o observador analisa as características principais do sistema e chega a certas conclusões quanto ao seu funcionamento, tais conclusões, se geralmente aceitas pela classe contábil, transformam-se em...
tracking img