Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rendas são um conjunto de dois ou mais pagamentos, realizáveis em épocas distintas, destinados a constituir um capital ou amortizar uma dívida, Juros representam a remuneração do Capital empregado emalguma atividade produtiva. Juros compostos na maioria da operações e quando se tratar de dinheiro, Estão incluidas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimosbancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc.
Os pagamentos, que podem ser prestações ou depósitos, constituem os termos da renda.Denomina-se o número de termos (pagamentos) e a taxa unitária de juros. Se o objetivo da renda for constituir capital, esse capital será o montante da renda; se, entretanto, seu objetivo for amortizar umadívida, o valor dessa dívida será o valor atual (ou valor presente) da renda.
As rendas podem ser certas ou aleatórias. Rendas certas são aquelas em que o número de termos, os vencimentos dos termos eseus respectivos valores podem ser previamente fixados. Quando pelo menos um destes elementos não puder ser determinado com antecedência, a renda é chamada aleatória.
A grande maioria das rendas sãocertas; é o caso do conjunto das prestações para pagar uma mercadoria comprada a prazo, onde o valor das prestações, os seus respectivos vencimento e número das previamente conhecidos. O exemplo maistípico de renda aleatória é o conjunto de pagamentos de prêmios de um seguro de vida, pois o número de pagamentos não pode ser fixado antecipadamente.De conformidade com a duração, periodicidade, valorese vencimentos dos termos, as rendas têm a classificação seguinte:
Para viabilizar o Regime da Substituição Tributária, o legislador infraconstitucional determina que na cobrança antecipada doimposto se presuma, provisoriamente, que o fato gerador ocorrerá no futuro sob certas condições que necessariamente o compõem e integram a presunção, ou seja, a efetiva revenda da mercadoria a...
tracking img