Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE: ARTE, TECNICA OU CIÊNCIA?
A historia da contabilidade vem acompanhando o desenvolvimento econômico mundial, contudo, a mesma cresceu de acordo a evolução humana buscando responderquestões pertinentes ao seu objeto de estudo que é o patrimônio. Mostrando que a mesma é uma ciência social, pois é a ação humana que a gera e modifica o seu objeto de estudo. Utilizando, porém osmétodos quantitativos que são: matemática e estatística. (Iudícibus, Marion 2007p. 35)
Classificar a contabilidade não tem sido uma atividade fácil como já explicada, suas atribuições abre espaço paraclassifica-la de diversas maneiras.
Considerando-a como arte podemos unir teorias como a Starke apud Santos, Schmidt e Machado (2006, p. 11) destacam que, a arte, além de manifestação do belo, pode serentendida, como “a capacidade que tem o homem de pôr em prática uma ideia”. E da Coordenação Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação – STN/CCONF (2011) que mostra que a arte [...] “Tem oobjetivo de exprimir a beleza, e não em formular a verdade.” (Tesche, Carlos Henrique. Contabilidade:Arte, Ciência ou Técnica? RBC).
Definições como estas mostram que a arte faz parte dacontabilidade mais não preenche todas as suas lacunas, segundo ARANHA (p.7).

O esmero empregado na escrituração manual dos livros contábeis, constituiam, para a classe contábil, uma verdadeira arte,entretanto, com os atuais sistemas contábeis, totalmente informatizados, o que era considerado arte, tornou-se obsoleto diante da tecnologia.

As definições acima mostram que a arte faz parte dacontabilidade, mais a mesma não sustenta suas variações deixando lacunas a serem preenchidas. Isso pode ser visto na argumentação de Aranha que representou o principal ponto onde a contabilidade é considerada umaarte nas escriturações dos livros e que devido à tecnologia caiu em desuso. Considerando as definições de arte expostas onde arte é a manifestação do belo. Tesche(1992) afirma que fica fácil...
tracking img