Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O presente artigo tem como finalidade expor a importância da contabilidade como ferramentacompetitiva no mundo contemporâneo em que estamos inseridos e evidenciar o nãoreconhecimento da profissão contábil, mesmo esta sendo tão antiga. Frente a esse cenário de competitividade acionária e o número cada vez maior demultinacionais, torna-se até ignorância não entender que acontabilidade é de extremaimportância para o crescimento e o destaque em qualquer empreendimento.Cabe, especialmente, aos profissionais da área mostrar que o contador não é um meroguardador de livros e nem um profissional substituível por sofwares.A contabilidade como ciência antiga e de eficiência comprovada não pode perder suaimportância real. E é diante da certeza de sua eficiência que procuramosevidenciar talimportância ao longo do tempo em alguns lugares do mundo.
1. A Importância da Contabilidade na Indústria.
a. Contabilidade na atualidade;

A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: oconhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país.
Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.
A visão docontador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Um dos fatores é a alta carga tributária que chega a 1/3 do PIB nacional, com isso muito profissionais contábeis acabam por apenas cumprirem com as suas obrigações fiscais e tributárias de seucliente, não se preocupando em muitos casos com o mercado ao redor do cliente, seu desenvolvimento e sua situação atual no mercado competitivo. Hoje é necessário que o profissional estude constantemente as mudanças para se manter dinâmico e eficaz.
Certamente o ensino está passando por grandes transformações e um dos motivos é a constante alteração nas legislações e na lei das Sociedades por Ações.Tais mudanças acabam por trazer complicações ao futuro profissional, sendo necessário ao aluno estar se adequando sempre à legislação corrente no país.
Fica clara a importância do contador desenvolver-se no processo de formar e buscar as informações, e ser um conhecedor completo do mercado globalizado. O conhecimento passa a ser a resposta para o sucesso ou fracasso do profissional.
Aimportância do contador em estar por dentro das mudanças e das novas adequações da contabilidade é essencial; temos como exemplo a participação cada vez maior de profissionais no centro de estudos contábeis em todo o mundo, buscando a melhor forma de se adequar à contabilidade, às necessidades globais. Uma das barreiras existentes e a grande dificuldade em se padronizar relatórios contábeis para umautilização internacional.
Conforme já citado, as empresas passam por um processo de globalização. Uma contabilidade eficaz pode ser a chave do sucesso ou se ineficaz, o fracasso de um negócio. Por isso a contabilidade apóia as necessidades normais dos negócios, empresas procuram profissionais para consultoria e assistência em vários assuntos, sendo que os principais interesses atualmente, são a reduçãodos custos e alcançar a qualidade conseguindo com isso bons lucros. O conhecimento hoje não é um recurso, mas o recurso.A burocracia e o excesso de tributos é o maior atraso nos procedimentos contábeis. Nosso país, de acordo com fontes da Audilink Auditores e Consultores, está entre uns dos maiores em carga tributária, e com isso, apoiadas pela burocracia, muitas empresas acabam por encerrar...
tracking img