Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE: OBJETIVO, OBJETO, CAMPO DE ATUAÇÃO E RAMIFICAÇÕES

O que é contabilidade? Segundo Kam (1985) é expantoso como essa simples pergunta nunca tenha sido respondida com exatidão, ou adefinição é muito extensa ou muito limitada. Para o referido autor, uma boa definição além de fornecer uma descrição que torne o assunto compreensível, poderia estabelecer limites precisos.
Noconceito de contabilidade observa-se clara identificação a respeito do que os contadores fazem, porém as fronteiras da atividade ainda encontram-se difusas, como veremos:
1 – Ciência que estuda, registrae controla o patrimônio. (visão europeia)
2 – É um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações (empresas) públicas e privadas. (visão da escola americana)
3 - É a ciência queestuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. FEAUSP (2011)
Diversas outras definições poderiam ser apresentadas, no entanto fica evidente que sua conceituaçãoestá diretamente ligada a sua finalidade.
A contabilidade alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações dopatrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares(proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.
Desta forma, osobjetivos da contabilidade, segundo Hendriksen e Breda (1999), são:
• medição dos recursos que determinada entidade possui;
• a evidenciação dos direitos contra tal entidade e os interesses nelaexistente;
• a medição das variações ocorridas nesses recursos, direitos e interesses;
• a atribuições a períodos determinados destas variações;
• a utilização de um determinador comum (moeda)...
tracking img