Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de Gestão
(apontamentos informais sobre contabilidade em gestão)

1º Semestre 2005/06 1 JF

1. Contabilidade Geral
Há três grandes áreas no domínio de abrangência da contabilidade, como se vê na Figura 1.:

Contabilidade Financeira (Externa ou Geral) - produz documentos normalizados, legíveis e inteligíveis para terceiros (Fornecedores, Clientes, Estado, Accionistas, ...);Contabilidade de Gestão (ou Interna) - produz documentos relacionados com a gestão interna de recursos, não necessariamente de forma normalizada; Contabilidade Analítica - produz documentos essencialmente relacionados com o controlo e gestão de Existências (Stocks). Figura 1. domínios da contabilidade Não sabemos dizer por onde se começou, se pela contabilidade financeira, se pela de gestão, sabemosapenas dizer que a contabilidade financeira foi uma das grandes áreas responsáveis pelo início do desenvolvimento organizado dos Sistemas de Informação. Com a Contabilidade Financeira pretende-se registar todas as transacções ocorridas em determinado período de actividade da empresa, entendendo transacção como qualquer facto susceptível de afectar a situação patrimonial da empresa. Nacontabilidade financeira o registo das transacções faz-se em contas especificadas no Plano Oficial de Contabilidade (POC). Esse registo obedece a legislação e regulamentação diversa. Há contas específicas para determinados movimentos, isto é, o registo das transacções em contas é regulado e ordenado por normas que, embora dêem margem para alguma interpretação, obrigam a que as eventuais discrepâncias deinterpretação sejam limitadas. Há três grandes tipos de contas: do Activo, do Passivo, e do Capital Próprio. Activo (A) representa o que a empresa tem, os seus direitos sobre terceiros. As contas do Activo registam movimentos que afectem directamente o que a empresa tem ou os seus direitos sobre terceiros. Passivo (P) representa o que a empresa deve, as suas obrigações para com terceiros. As contas doPassivo registam os factos patrimoniais que afectam directamente as obrigações da empresa perante terceiros. O Capital Próprio (CP) representa uma realidade dependente das duas anteriores, isto é, representa a diferença entre o que a empresa tem (e os seus direitos sobre terceiros)

1º Semestre 2005/06 2 JF

e aquilo que a empresa deve (as obrigações para com terceiros). Assim sendo, tem-sesempre que CP = A - P, ou que A = CP + P. Esta equação tem que estar sempre equilibrada, pelo que cada transacção tem que ser sempre registada em mais do que uma conta, único modo de garantir a homogeneidade da referida equação. Por exemplo, uma transacção pode implicar o acréscimo de uma conta do Activo, mas, esse será apenas um dos movimentos a registar. De facto, para que a transacção sejacompletamente registada, implica que se proceda também a um movimento de decréscimo de outra conta do Activo, ou que se acresça uma conta do Capital Próprio ou do Passivo, em qualquer dos casos em iguais valores, garantindo a referida homogeneidade. Isto é, uma das seguintes quatro situações tem de ocorrer caso se movimentem apenas duas contas, se bem que possa haver, e há normalmente, situações nasquais uma transacção se regista por movimentos em mais do que duas contas, como se vê na Figura 2:

Balanço em XX/XX/XX

A
H1 H2 H3 H4 +X +X (X) (X)

CP + P
+X

(X) +X (X)

Figura 2. Registo em contas Ora, se cada registo de uma transacção tem necessariamente que cumprir a referida equação, implica que o registo de todas as transacções de um período de actividade tem necessariamente quecumprir, no seu conjunto, em termos do somatório dos saldos finais de cada conta movimentada, a referida equação. Assim, o somatório dos saldos de final de exercício das contas do Activo tem sempre que ser igual ao somatório dos saldos finais das contas do Capital Próprio + o somatório dos saldos finais das contas do Passivo. O Balanço é um documento contabilístico que retracta estaticamente...
tracking img