Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A insercao da mulher dentro da organizacao
A Cornelder Moçambique s.a.r.l. é uma empresa bastante ampla e com uma natureza de negócio de dimensao maior ainda, a entrada e saída de contentores ecarga diversa. No que concerne ao número de mulheres lá empregadas, infelizmente o número ainda deixa a desejar, segundo o sector de recursos humanos num universo de 500 trabalhadores apenas existampouco menos de 50 trabalhadoras, distribuídas entre os sectores de informática, controle e registo de mercadorias numa área por eles designada por Balança. Procuramos saber as razoes para a elevadadiferença no número de mulheres e homens empregados, e como resposta foi a baixa procura por parte das mulheres em relacao ao serviço, talvez porque elas nao apreciam aqueles trabalhos.
Uma outraquestão levantada foi sobre o acesso as vagas de trabalho da empresa, se na altura da contratação havia uma diferenciação entre homens e mulheres e nos foi garantido que o processo era o mesmo para ambos ossexos, quanto á desigualdade salarial também nao haviam assimetrias no interior da organização e que o dilema da empresa era “salário igual por trabalho igual”. Perguntámos também se haviam mulheresa ocuparem cargos de chefia e a resposta foi positiva, fazendo uma comparacao entre homens e mulheres nesses altos cargos há mais homens, mas ja há planos de promoção de mais mulheres para altoscargos visto que elas tem mostrado muito profissionalismo e capacidade de competição.
Procuramos saber de algumas trabalhadoras se enfrentavam algumas dificuldades dentro da organizacao, e elas foramunânimes em afirmar que uma das maiores dificuldades é o facto de em alguns sectores elas trabalharem em turnos e por vezes obrigadas excederem suas horas de trabalho diario ou ate mesmo pernoitarem naempresa. Nao tem sido facil conciliar esta parte do emprego com a vida pessoal visto que muitas delas sao maes, esposas e donas de casa. Quanto ao papel tradicional da mulher, ou seja, ser mae, nao...
tracking img