Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este texto visa definir como o ser humano conhece a realidade, o que é o conhecimento e como caracterizar os seus diferentes tipos: senso comum, mito, filosofia, ciência e arte.


O QUE É O CONHECIMENTO













“Como saber?” ou “como conhecer?” é uma das perguntas fundamentais que vêm perseguindo o ser humano desde que o homem é homem. As respostas têmsido as mais variadas, dependendo da cultura, do período histórico, do próprio saber acumulado, do aparato tecnológico, etc.
Hoje conhecemos o aspecto das crateras lunares porque temos acesso a várias informações, inclusive às imagens transmitidas pelos satélites. Na Grécia antiga, algumas pessoas consultavam o Oráculo de Delfos quando tinham algum problema grave. Os egípcios liam seu destinonas entranhas de pássaros e outros animais. No mundo contemporâneo, há os que jogam búzios, recorrem às cartomantes ou a Tarô. Há os que lêem livros e fazem pesquisas.
Como saber qual desses conhecimentos é verdadeiro? Sempre que nos indagamos a respeito do conhecimento estamos, automaticamente, tratando do problema da verdade. A história da busca da verdade.


O CONHECIMENTO


Dá-se onome de conhecimento à relação que se estabelece entre um sujeito cognoscente(ou uma consciência) e um objeto. Assim, todo conhecimento pressupõe dois elementos: o sujeito que quer conhecer e o objeto a ser conhecido, que se apresentam frente a frente, dentro de uma relação . Isso eqüivale a dizer que o conhecimento é o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele,estabelece uma ligação. Por outro lado, o mundo é o que torna possível o conhecimento ao se oferecer a um sujeito apto a conhecê-lo. Só há saber para o sujeito cognoscente se houver um mundo a conhecer, mundo este do qual ele é parte, uma vez que o próprio sujeito pode ser objeto do conhecimento.
Por extensão, dá-se também o nome de conhecimento ao saber acumulado pelo homem através das gerações.Nessa acepção, estamos tratando o conhecimento como produto da relação sujeito –objeto, produto que pode ser empregado e transmitido.
O conhecimento pode ser concreto, quando o sujeito estabelece uma relação com um objeto individual, através dos sentidos. Por exemplo, o conhecimento que temos de um amigo
determinado, com todas as suas características individuais. E pode ser abstrato, quandoestabelece uma relação com um objeto geral, universal, através de uma atividade que se desenvolve no intelecto, um pensar sobre o pensamento. Por exemplo, o conhecimento que temos do homem, como gênero.
No processo de abstração, o conceito torna-se mais extenso à medida que o conteúdo intuível (imediato) se torna mais pobre. O conceito de homem, por exemplo, é muito mais extenso que o conceito deamigo, porque o primeiro recobre todo o gênero humano, incluindo homens e mulheres, jovens e velhos, amigos ou não. Além disso, o conteúdo passível de ser apreendido pela intuição sensível (conhecimento direto pelos sentidos) esvazia-se, uma vez que o conceito homem “não tem sexo, cara, nem idade, nem cor, nem características de personalidade” definidas.
Assim, se de um lado o conhecimentoabstrato nos ajuda a organizar e compreender um número imenso de acontecimentos, por outro ele nos afasta da realidade concreta. O verdadeiro conhecimento se dentro do processo dialético de ida e vinda do concreto para o abstrato, processo esse que jamais tem fim e que vai revelando o mundo humano na sua riqueza e diversidade.
Devemos, ainda, ressaltar que a relação de conhecimento implica umatransformação tanto do sujeito quanto do objeto. O sujeito se transforma mediante o novo saber, e o objeto também se transforma, pois o conhecimento lhe dá sentido


MODOS DE CONHECER O MUNDO



Há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da postura do sujeito frente ao objeto de conhecimento: o mito, o senso comum, a ciência, a filosofia e a arte.
Todos eles são formas de...
tracking img