Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conselho Federal de Contabilidade - CFC foi criado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio (nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC - por exemplo: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).

É uma autarquia de caráter corporativo, sem vínculo com aAdministração pública do Brasil.

Atribui-se desde 1983 a função de organização de uma doutrina oficial contábil brasileira, cujo conjunto denomina de Normas Brasileiras de Contabilidade, aprovadas periodicamente por Resoluções.

CRC-GO

Não se tem informação onde foi a primeira sede do CRC-GO, já que não há registros, no período que vai da sua criação, em 14 de dezembro de 1949, até 1959. Omaterial de pesquisa que se tem dá conta de que em 13 de novembro de 1959, a sede era na Av. Goiás nº 55, em imóvel alugado. Este registro consta na primeira ata das que estão nos arquivos, a de nº 115. Em 21 de novembro de 1959, a sede foi transferida para outro imóvel alugado, na sala 115 do edifício do Banco da Lavoura, na Av. Goiás nº 57. Em 10 de dezembro de 1960 a sede foi novamentetransferida para o edifício Moacir Teles, na Av. Anhanguera nº 94. Em 22/05/65 foi adquirida uma sala no edifício Carlos Chagas, Rua 2, Centro. Em 15 de março de 1969 foram adquiridas as salas do edifício Bradesco, na Av. Goiás nº 400. Em janeiro de 1984, foi adquirida sede na Rua 87 nº 491 – Setor Sul e, em 22/06/1998 foram adquiridos 04 lotes na Rua 107 – Setor Sul, acontecendo a instalação definitiva naatual sede em maio de 2000.

Pela história vê-se que a Casa do Contabilista Goiano, nos seus primeiros anos, era muito andarilha. Pode o CRC ter sido instalado em outros endereços, dado que, quem em 6 anos, mudou 4 vezes, não parece que tenha ficado da sua criação, em 49, até 59, na Av. Anhanguera nº 55. è preciso reconstruir essa história.

No passado de 50 anos, o Estado de Goiás sóconseguiu ter aproximadamente 7 mil contabilistas ativos (uma média de 140 registros por ano). Como a nova sede tem estrutura para o atendimento para mais de 100 mil profissionais, por muitas gerações não irão acontecer novas mudanças.

O Contabilista Goiano deve sentir-se orgulhoso em ter uma sede que o representa com tanta magnitude. Você também é responsável por isso. Conte à sociedade.

Orientaçãoe Prevenção

O Departamento de Fiscalização do CRC-GO cumpre a prerrogativa de fiscalizar o exercício da atividade contábil, permitida pelo Decreto – Lei 9.295 de 27 de maio de 1946, que criou os Conselhos Regionais de Contabilidade.

O objetivo primordial da Fiscalização do CRC-GO é orientar e prevenir o trabalho dos profissionais da área contábil.

A fiscalização do exercício da profissãoé exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pêlos Conselho Regionais de Contabilidade em seus respectivos Estados da Federação, pôr intermédio dos FISCAIS designados para esta tarefa.

A atividade fiscalizadora visa, primordialmente, valorizar a imagem da profissão, como também a proteção ao usuário da contabilidade. Para isso torna-se necessário conscientizar individual e coletivamentea classe, no sentido de valorizar cada um de seus membros.

A fiscalização do CRC-GO, atende e recebe representação de Contabilistas, usuários da Contabilidade e empresas em geral, averiguando qualquer indicio de irregularidade nos vários segmentos da área contábil. Orientamos os profissionais no aspecto disciplinar e ético com relação ao exercício da profissão contábil.

CPC

O Comitê dePronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades:

- ABRASCA;
- APIMEC NACIONAL;
- BOVESPA;
- Conselho Federal de Contabilidade;
- FIPECAFI; e
- IBRACON.

Em função das necessidades de:
- convergência internacional das normas contábeis (redução de custo de elaboração de...
tracking img