Www - world wide web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologias da Internet | TP 1 - World Wide Web
TP 1 - World Wide Web
|
Trabalho realizado para o módulo Tecnologias da Internet inserido na Pós-graduação em TIC do ISVOUGA – Instituto Superior entre o Douro e Vouga pela aluna n.º 3743 - Sofia Morais. | |

03 de Novembro de 2011

* ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 3
2. Arquitectura cliente / servidor da www 4
2.1. Características de umcliente sistema servidor 6
2.1.1. Serviço 6
2.1.2. Protocolos assimétricos 6
2.1.3. Localização transparente 6
2.1.4. Independência 6
2.1.5. Riscos Tecnológicos 6
3. Identificadores das hiperligações 7
3.1. Uniform Rersource Locators (URL’S) 8
3.2. Uniform Resource Name (URN’S) 8
4. Conclusão 9
5. referência Bibliografica 10

INTRODUÇÃO

A Internet assumiu (oufazem-nos crer que assumiu) um papel omnipotente na sociedade, a ponto de constituir, como afirma Dominique Wolton, “um símbolo de liberdade e de capacidade para dominar o tempo e o espaço”, “uma dimensão de comunicação livre, um espaço de liberdade em relação a todos os constrangimentos que sufocam os meios de comunicação social clássicos”, pela facilidade, rapidez e universalidade que a caracterizam eque conferem um sentimento de liberdade absoluta, bem visível nos termos que fazem já parte do nosso vocabulário quotidiano: “navegar” e “surfar”.
O grande sucesso da Internet junto do grande público deveu-se à invenção da World Wide Web (WWW).
A WWW foi inventada no Centro Europeu para a Investigação Nuclear, o CERN, sedeado em Genebra por uma equipa chefiada por Tim Berners-Lee. O objetivofundamental da equipa de investigação consistia em desenvolver um sistema que permitisse aos investigadores do CERN terem acesso a grandes e diversificados repositórios de informação contendo texto, imagens, vídeos, entre outro tipo de documentos, mas ocultando a complexidade da localização, tipo de informação e as especificidades da comunicação.
Os sistemas informáticos e as organizações nãoexistem, nem funcionam, como sistemas abstratos. Uma implementação de um sistema informático reflete o modo como a arquitetura foi instanciada e subsequentemente renovada. Uma vez o sistema implementado este tenta facilitar o modo como os utilizadores o empregam, funcionando como mais uma ferramenta na panóplia das disponíveis. No pior dos casos o sistema pode ser visto como demasiado rígido e nãoespecialmente útil, daí ser importante que quem concebe o sistema não só se preocupe com as características da arquitetura, mas também concentre atenção suficiente no modo como a implementação é levada a cabo.
Neste trabalho vou abordar a Arquitetura cliente /servidor da WWW e os Identificadores das Hiperligações.

Arquitectura cliente / servidor da www

O modo como os computadores sãoutilizados foi progredindo ao longo dos anos, dependendo das evoluções tecnológicas. Inicialmente, cada computador era usado por um conjunto de pessoas no sítio onde estava localizado. Eram os tempos do processamento centralizado. Com o desenvolvimento das telecomunicações, alguns utilizadores puderam estar localizados a distância. Passou-se para a era dos primeiros sistemas de teleprocessamento. Cadautilizador, quer local quer a distância, tinha à sua frente um terminal com capacidades muito básicas mas que lhe dava acesso ao computador central.
Com o aparecimento dos primeiros computadores pessoais (PC) introduziu- se um modelo em que cada utilizador tinha um computador dedicado, que usava em regime de exclusividade no local onde aquele estava sedeado. Estes computadores tinham uma potênciasignificativa e muitas vezes só uma pequena parte dessa potência era utilizada pelo seu utente.
Com a vulgarização das redes, os computadores centrais passaram a estar ligados a essas redes, o mesmo acontecendo aos computadores pessoais. Esta situação trouxe uma alteração fundamental ao modo como os computadores são usados. Muitas aplicações informáticas foram redesenhadas para poderem aproveitar...
tracking img