Contabilidade e o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO

Projeto submetido à Disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica, ministrada pelo Professor Rhoden Melo Oliveira, do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ateneu, como requisito parcial para obtenção de nota.

Orientador: Profº. Rhoden Melo Oliveira.

Aluno: Francisco Samoel Amaral Oliveira.E-mail: samoel73@r7.com

Fortaleza
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
1.2 OBJETIVOS 5
1.2.1 Objetivo Geral 5
1.2.2 Objetivos Específicos 5
2 CONTABILIDADE 5
2.1 História da Contabilidade 5
2.2 O Contador 5
2.3 Campos de Atuação da Profissão Contábil 5
2.4 Áreas de Atuação e Funções Especializadas do Contador 5
3 Mercado de Trabalho 5
3.1 O Mercado do Contador 5
4METODOLOGIA 5
REFERÊNCIAS 16

1

INTRODUÇÃO
A alta tecnologia aliada às modernas práticas de gestão tornou o processo produtivo mais eficiente e reduziu de maneira significativa os custos de produção. Com o crescimento econômico, as empresas procuram de formas diferentes gerirem os seus negócios, seja pelo o uso freqüente da tecnologia para o desenvolvimento dos processos, seja pela diferenciaçãocompetitiva pelo o uso correto das informações contábeis, melhorando seu lucro e procurando a cada dia ser competitivo.
A presença do profissional contábil é cada vez mais imprescindível para a sociedade e para as organizações, assim a idéia do profissional que somente preenchia guias e agilizava seu pagamento deve ser deixada para trás. Assim, hoje, a principal característica desta profissãoserá o crescimento aplicado no desenvolvimento humano e social. Por isso o contador deve estar qualificado para acompanhar as mudanças e se adaptar às novas realidades. No futuro, a contabilidade continuará sendo o principal meio de controle empresarial e, segundo especialistas, faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho para a execução de várias tarefas, desde a escrituração até aauditoria. Com esse novo perfil de profissional, o mercado será ampliado, e a remuneração tenderá a crescer.
Pode-se dizer que o contador do futuro deve estar sempre preocupado, lendo e aperfeiçoando-se sempre, porque a contabilidade, por ser uma ciência, está em constante modificação, e quem não se atualizar perderá sua posição para profissionais de outras áreas. A contabilidade oferece subsídiosnecessários para as tomadas de decisões, portanto os profissionais devem acompanhar a evolução, pois as informações, hoje, ganharam muita velocidade com os avanços tecnológicos.
O fim do curso de graduação, por si só, não garante o sucesso profissional. Muito pelo contrário, é o início de uma longa caminhada, que tem como pressuposto básico a educação continuada. Afinal as empresas estãoprocurando profissionais cada vez mais especializados, que possuam uma visão generalista e sejam capazes de conectar fatos, acontecimentos em várias áreas e ajudar as empresas na consecução dos seus objetivos.
Considerando a contextualização do tema proposto é necessário especificar o problema da pesquisa tendo em vista que, segundo Gil (2009), não se pode falar coisa alguma a respeito de um tema se elenão se apresentar como um problema para aquele que discorre sobre ele. O problema que esta pesquisa busca tratar é seguinte: Contabilidade e sua influência no mercado de trabalho no Brasil?
1.2 Objetivos
1.3.1 Objetivo Geral
O presente trabalho tem como objetivo geral demonstrar a contabilidade e sua influência no mercado de trabalho no Brasil.

1.3.2 ObjetivosEspecíficos
Na busca de se atingir o objetivo geral citado é que esta pesquisa tem por objetivos específicos:
- Definir a contabilidade e a sua origem;
- Identificar oportunidade que a contabilidade oferece no mercado;
- Comparar indicador da profissão de contabilidade 2011 a 2012.


























2 Contabilidade
2.1 Histórias da...
tracking img