Contabilidade unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS CONTABeis

GEOVÁ LINO DE FARIAS

ASPÉCTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS cONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis-EAD da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 1º semestre – pasta 836648

Professores: Equipe do 1º semestre.

Parintins, 09 de Abril de 2012.

SUMÁRIO

a) Conceitos, Ojeto e objetivo da contabilidade 3
b) Escrituração Contábil
c) AContabilidade na Gestão Empresarial – A importância da Contabilidade para as empresas e para o Gestor. (discorrer sobre a contabilidade como ferramenta da Gestão Empresarial)
d) Demonstrações contábeis – Balanço Patrimonial e Demostração do Resultado do Exercício
e) A missão da empresa
f) A visão empresarial
g) Processo Administrativo (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar):elementos, funcionamento e importância
h) Ambiente das organizações: ambiente-tarefa e macro ambiente (elementos e como agem sobre o funcionamento das organizaçoes
i) Aspectos juridicos relevantes para o profissional da contabilidade:apresentado quais são os itens juridicos que hoje mais incidem no dia-a-dia do contador,tanto para sua atividade técnica quanto na orientação de seus clientes quantoa tributos, fiscalização (e multas) ambiental, sanitária, trabalhista etc.
j) Principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis: Aborde as contribuições dos cálculos de porcentagens, acréscimos, descontos e as funções matemáticas presentes, como por exemplo, salários que envolvem uma parte fixa e a outa variável (comissões)
Referências Bibliográficas
Anexos

a)Conceito, objeto e objetivo da contabilidade.

1.1 Conceito

A contabilidade tem como conceito um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade da contabilização.

1.2 Objeto
Define-se como objeto da contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, OPATRIMÔNIO das entidades econômico-administrativas; ou, como tais, as aziendas. Como patrimônio, entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades.
1.3 Objetivo
Como consequência da definição de Contabilidade, observamos claramente que seu objetivo é permitir o controle e o estudo do patrimônio das entidades econômico-administrativas.

b) Escrituração Contábil

É representaçãográfica (REGISTRO) dos fatos contábeis, mediante a exposição dos efeitos que eles produziram sobre o patrimônio.
A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar mutações patrimoniaissegundo o regime de competência.

c) A Contabilidade na Gestão Empresarial – A importância da Contabilidade para as empresas e para o Gestor. (discorrer sobre a contabilidade como ferramenta da Gestão Empresarial)

Sem dúvida “a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial”. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculode impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados são dados que podem ser a diferença entre decisão de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada/arrojada.

d) Demonstrações contábeis – Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

Conforme lei 6.404/76 (artigo 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o balançoPatrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido. A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do...
tracking img