Contabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO DE GESTÃO EMPREENDEDORA





Autores: Pedro Antônio de Souza Oliveira-801293
Ciências Contabéis-EAD

Tutor: Ricardo Campos








TRABALHO DE CONTABILIDADE SOCIAL COM ENFOQUE CONTÁBIL


– ESTUDO DE CASO: Qual é a percepção dos profissionais sobre a influência que a Contabilidade Social pode exercer na formaçãodos cidadãos.











Belo Horizonte - MG
2012
PEDRO ANTÔNIO DE SOUZA OLIVEIRA









TRABALHO DE CONTABILIDADE SOCIAL COM ENFOQUE CONTÁBIL


– ESTUDO DE CASO: Qual é a percepção dos profissionais sobre a influência que a Contabilidade Social pode exercer na formaçãodos cidadãos.






Belo Horizonte - MG
2012
PEDRO ANTÔNIO DE SOUZA OLIVEIRA


































– ESTUDO DE CASO: Qual é a percepção dos profissionais sobre a influência que a Contabilidade Social pode exercer naformação dos cidadãos.



RESUMO

Este artigo ressalta que o século XXI vem sendo marcado por inovações e constantes mudanças. Viver em sociedade tem sido algo desafiador. Trata-se do processo de globalização rompendo barreiras, derrubando fronteiras, ditando a ordem da vez.

São inúmeros os avanços tecnológicos faz-se necessário a aquisição de conhecimentos que facilitem a vida emsociedade. Com isso, qual é a percepção dos profissionais sobre a influência que a Contabilidade Social pode exercer na formação dos cidadãos.

Configura o objeto desse estudo considerando que no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo faz-se necessário o uso de estratégias pelos profissionais para gerir os diferentes processos que envolvem as pessoas dentro da empresa diante de todo o contexto dasociedade globalizada.



























Palavras-Chave: Contabilidade Social


1. I NTRODUÇÃO


Dentro da Macroeconomia surgiu a Contabilidade Social, que cuida de buscar medidas que permitam,de forma simplificada, mostrar o quanto a economia produziu, consumiu, poupou, exportou, etc.

Para que uma empresa assuma, socialmente,uma postura responsável, além de ser ética nos seus negócios, é necessário uma preocupação com questões tais como a não utilização de mão de obra infantil, saúde de seus funcionários, não utilização de trabalhos
forçados, segurança no trabalho, liberdade de associação e negociação coletiva, nãodiscriminação dos seus funcionários nem a sociedade em geral, respeito a carga horária dos seus colaboradores, preocupação com questões ambientais e um sistema de gestão coerente.

Assim, a gestão empresarial não está preocupada apenas com os interesses dos acionistas. O mercado e a sociedade requerem uma gestão centrada eminteresses e
contribuições a um conjunto de partes interessadas (clientes, fornecedores, comunidade), que exigem a excelência através da qualidade nas relações e a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Ressalta-se que a implantação de um programa de responsabilidade social não acontece por decreto, portaria e/ou comunicadointerno, como também pela realização de
grandes eventos e/ou campanhas publicitárias. Logo, entende-se que uma mudança de mentalidade e/ou cultura resulta da consciência da responsabilidade adquirida, da certeza de que nada pode crescer isoladamente.

Assim a Contabilidade Social é definida como o registro Contábil da atividade produzida, num...
tracking img