Contabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAMPUS DE SINOP

LUCIANO NÉIA DOS SANTOS

CONTABILIDADE RURAL: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS AGROPECUÁRIAS

SINOP
2012
LUCIANO NÉIA DOS SANTOS

CONTABILIDADE RURAL: UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO NASEMPRESAS AGROPECUÁRIAS

Trabalho da disciplina de Contabilidade Rural II do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, como requisito/parte integrante de avaliação.
Profº Wander Bosco de Souza Prado

Sinop
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
2. FERRAMENTAS CONTÁBEIS 6
2.1. CONTROLE INTERNO 7
2.2. CONTROLE DE CAIXA 9
2.3. CONTROLE DE ESTOQUE 11
2.4.FORMAS DE CUSTEIO 13
2.4.1. CUSTEIO POR ABSORÇÃO 14
2.4.2. CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES 14
2.4.3. CUSTEIO INTEGRAL 15
2.4.4. CUSTEIO RKW 15
2.4.5. CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL 15
2.4.6. CUSTEIO DIRETO 16
2.4.7. CUSTEIO VARIÁVEL 16
2.4.8. CONTABILIDADE DE GANHOS 17
2.5. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 18
2.6. ORÇAMENTO COMPARATIVO/PROJEÇÃO 21
2.7. ANÁLISE SWOT22
2.7.1. APLICAÇÃO PRÁTICA 23
3. ESTUDO DE CASO 25
3.1. CONFINAMENTO 25
3.2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 26
3.3. ANÁLISE SWOT 27
3.3.1. PONTOS FORTES 28
3.3.2. PONTOS FRACOS 28
3.3.3. AMEAÇAS 29
3.3.4. OPORTUNIDADES 29
3.3.5. RECOMENDAÇÕES/SUGESTÕES 30
4. CONCLUSÃO 32
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 33

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade é basicamente um sistema deinformação, no qual possibilita ao usuário obter uma melhor analise e demonstrações do seu patrimônio. É uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de negócios na área da economia. O maior dos desafios é convencer os gestores das empresas Rurais que a Contabilidade Rural não é tão somente uma ferramenta que visa trazer informações que atendam ao fisco, mas que, entre outras finalidadesorienta as operações agropecuárias, que apoia a tomada de decisões tanto no planejamento da produção, como das vendas e dos futuros investimentos. Assim, a Contabilidade Rural como produto do conhecimento técnico é capaz de fornecer um sistema contábil eficiente para a tomada das decisões.
No atual cenário econômico, a pecuária exerce um grande papel tanto no mercado interno como no externo, pois oBrasil é considerado um dos maiores exportadores de produtos de origem animal, e dessa forma ocasionando o aparecimento de vários incentivos neste setor, principalmente na região Centro Oeste do Brasil. Comumente este sistema é mais utilizado na fase de terminação dos bovinos, muito embora bezerros desmamados, novilhos e novilhas em recria, bois magros e vacas “boiadeiras” (de descarte) possamtambém ser assim alimentados. A proposta de um sistema de custeio para uma fazenda de confinamento de gado ilustra na teoria o que é utilizado na prática, fazendo assim, com que os empresários rurais, bem como contadores e administradores rurais, tenham em mão mais um instrumento de trabalho.
O controle no sistema do confinamento permite conhecer com profundidade os custos e despesas e, a partirdeles, fazer uma análise econômica acerca dos fatores mais dispendiosos da propriedade. Os pontos de estrangulamento podem de esta maneira ser localizados, permitindo assim, facilitar a gestão gerencial e tecnológica para a maximização dos lucros ou minimização dos custos. Com base no exposto acima, os estudos sobre determinação de custos, rentabilidade e índices de engorda de animais ajudam osprodutores na tomada de decisão.
Portanto objetivo geral deste trabalho é propor um sistema de custeio para uma fazenda de confinamento de gado, caracterizando e calculando os custos de produção desta atividade. Para, assim identificar os componentes mais onerosos em um confinamento e por fim analisar a viabilidade econômica da criação intensiva de gado de corte dentro de um sistema agrícola.
2....
tracking img