Contabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE RURAL - PROFESSOR EDUARDO SANT'ANNA

1

1 - ATIVIDADE RURAL CONCEITO – São atividades exercidas das mais variadas formas, desde o cultivo caseiro para a própria subsistência até os grandes complexos industriais, explorando os setores agrícolas, pecuários e agroindustriais. 2 - EMPRESAS RURAIS São aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra,da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas. 3 - FATORES DE PRODUÇÃO Qualquer tipo de empresa rural, seja familiar ou patronal, é integrada por um conjunto de recursos, denominados fatores de produção, que são: 1. Terra 2. Capital 3. Trabalho 1. Terra O fator de produção mais importante para a agropecuária é a terra, pois é nela que se aplicam os capitais e onde setrabalha para obter a produção. 2. Capital O capital representa o conjunto de bens colocados sobre a terra com objetivo de aumentar sua produtividade e ainda facilitar e melhorar a qualidade do trabalho humano. Desta forma o capital da empresa agropecuária fica assim constituído: a) As benfeitorias (galpões, galinheiros, pocilgas etc...); b) Os animais de produção (bovinos de cria, bovinos deleite, suínos, aves) e os animais de serviços (bois de serviços, cavalos etc...); c) As máquinas e implementos agrícolas; d) Os insumos agropecuários (adubos, sementes, inseticidas, fungicidas, sais minerais, vacinas etc...). 3. Trabalho É o conjunto de atividades desempenhadas pelo homem. Trata-se do trabalho de organização administrativa, bem como o manejo da terra como: lavrar a terra, cuidar deanimais, construir cercas etc... O manejo da empresa agrícola é o conjunto de medidas que deve tomar o administrador para que todas as práticas sejam realizadas a tempo e de maneira eficiente.

4 - FUNÇÃO DA EMPRESA RURAL - Função Técnica – Produção agrícola, zootécnica, agro-industrial; - Função Comercial – Compra e venda;

CONTABILIDADE RURAL - PROFESSOR EDUARDO SANT'ANNA

2

- FunçãoFinanceira – Pagamentos e recebimentos; - Função econômica – Geração de riquezas; - Função social – Produzir para satisfazer a humanidade. 5 - CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS RURAIS O campo de atividades das empresas rurais pode ser dividido em três grupos distintos que são: 1. Produção vegetal – Atividade agrícola 2. Produção animal – Atividade zootécnica 3. Industrias rurais – Atividade agro-industrial 6- ASSOCIAÇÃO NA EXPLORAÇÃO DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA Nas explorações agropecuárias, encontram-se dois tipos de investimentos: - Capital Fundiário – É todo investimento que a empresa tem e que dela não pode ser retirada. Ex: Terra, edificações rurais, benfeitorias e melhoramentos da terra, cultura permanente, pastos etc...
-

Capital de exercício – É todo capital investido para movimentação daempresa. Ex: Gado para reprodução, animais de trabalho, equipamentos, trator etc... Obs: Este capital pode ser permanente ou circulante.

Personalidade nas associações de capital Existem duas personalidades economicamente distintas nas associações dos capitais fundiário e de exercício na atividade agropecuária: - O Proprietário da terra – Que participa no negócio com o capital fundiário; - Oempresário – Que participa com o capital de exercício, explorando o negócio agropecuário independentemente de ser ou não proprietário da terra. 7 - OPERAÇÕES AGRÍCOLAS  Preparo do solo – Destoca, aragem etc...  Plantio;  Adubação – aplicação de adubos foliar, cobertura do solo etc...  Tratamento fitossanitário – Controle de pragas;  Irrigação – Deve ocorrer de acordo com o tipo de plantação; Cultivo manual – Coroamento, capina, limpeza;  Cultivo mecanizado – Roça;  Cultivo Químico – Aplicação de defensivos;  Poda – Corte de galhos após a colheita.  Colheita – De acordo com cada cultura  Estocagem e venda.

CONTABILIDADE RURAL - PROFESSOR EDUARDO SANT'ANNA

3

FLUXO CONTÁBIL NA EMPRESA RURAL 1 . CULTURAS TEMPORÁRIAS São aquelas sujeitas ao replantio após a colheita....
tracking img