Contabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola estadual técnica Olavo Bilac

Ângelo sisti
Mariluci
Rodrigo
Sandra
Vanusa


São borja- RS,
25 DE ARIL DE 2011.

CONTABILIDADE

RURAL

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE RURAL
O sucesso de qualquer empreendimento está subordinado a uma administração eficiente. É justamente nesse aspecto que a empresa rural brasileira apresenta uma de suasmais visíveis carências, prejudicando todo o processo da modernização da agropecuária.
É possível constatar que a administração rural no Brasil ainda se desenvolve dentro de critérios bastante tradicionais. Essa característica não é constatada apenas em pequenas propriedades rurais, prevalecendo também entre as médias e grandes empresas.
Uma das ferramentas administrativas menosutilizadas pelos produtores é, sem dúvida, a Contabilidade Rural, vista, geralmente como uma técnica complexa em sua execução, com baixo retorno, na prática. Além disso, quase sempre é conhecida apenas dentro de suas finalidades fiscais, sendo que a maioria dos produtores sujeitos à tributação do I.R. não mostra grande interesse por uma aplicação gerencial, relegando toda sua contabilidade aprofissionais de área contábil.
Verifica-se, no entanto, que a atual crise econômica,  a retirada de subsídios e incentivos fiscais, por parte do governo, vem provocando uma reversão desse quadro. A necessidade de alcançar elevados níveis de produtividade, através do emprego de técnicas produtivas modernas, torna-se indispensável à implantação de uma contabilidade rural, proporcionando ummelhor gerenciamento e efetivação de um resultado almejado, que é a maximização do lucro. A contabilidade Rural destaca-se como o principal instrumento de apoio às tomadas de decisões, durante a execução e o controle das operações da empresa rural.
Um sistema contábil eficiente, aliado ao bom senso do administrador, deve proporcionar um diagnóstico realista, com a localização dospontos fracos e fortes de cada atividade produtiva, e da empresa como um todo. De posse de tais informações, poderão ser tiradas inúmeras conclusões para diversas finalidades.
O conhecimento técnico, a sensibilidade e a competência dos profissionais responsáveis pelo diagnóstico da empresa e implantação do sistema contábil, determinam, com certeza, grande parte do sucesso.

Finalidades daContabilidade Rural:
- Orientar as operações agrícolas e pecuárias;
- Medir o desempenho econômico-financeiro da empresa e de cada atividade produtiva individualmente;
- Controlar as transações financeiras;
- Apoiar as tomadas de decisões no planejamento da produção, das vendas e dos investimentos;
- Auxiliar as projeções de fluxos de caixa e necessidades de crédito;
- Permitir a comparaçãoda performance da empresa no tempo, e desta com as outras empresas;
- Conduzir as despesas pessoais do proprietário e de sua família;
- Justificar a liquidez e capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores;
- Usar informações para a declaração do IR;

ADMINISTRAÇÃO RURAL MODERNA
A necessidade de uma atualização dos meios de gerenciamento nas empresasrurais, é hoje uma realidade fundamental para alcançar resultados de produtividade que garantam o sucesso do compreendimento. Para tanto, é necessário que se tomem decisões do empreendimento agropecuário de forma rápida, adequando-se assim às mudanças da política e à economia do país.
Deve-se estar atento para os seguintes pontos:
Planejamento: as programações anuais elaboradas devem ser mantidas eaprimoradas. Devem servir de base às ações, direcionando as atividades a serem executadas; e servir de base ao orçamento, exercendo a previsão das necessidades, geração de recursos, controlando o andamento da atividade e comparando o real com o orçado.
Controle financeiro e de resultados: deve estar ao alcance do administrador e executado sob sua supervisão.
Uma medida importante é a...
tracking img