Contabilidade riral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um importante instrumento de captação de recursos na esfera agrícola é a CPR (Cédula de
Produtor Rural- Lei nº 8.929/94). Faça uma abordagem detalhada de como a emissão dessa
cédula pode ser útil aos produtores rurais, de modo geral.
OBSERVAÇÕES PERTINENTES: Na abordagem detalhada deve conter:
- Explanação sobre a CPR;
- Histórico e principais características;
- Importância da CPR aoprodutor rural/ Vantagens/ Desvantagens;
- Discussão do porquê desse instrumento ter sido criado;
- Diferença da CPR física e financeira

RESPOSTA

A cédula é um título pelo qual o emitente, produtor rural (pessoa física ou jurídica) ou cooperativa de produção, vende antecipadamente certa quantidade de mercadoria, recebendo o valor negociado (ou insumos) no ato da venda e comprometendo-se aentregá-la na qualidade e no local acordado em data futura. A CPR foi regulamentada em 22 de agosto de 1994 pela Lei 8929. O emissor (produtor rural ou cooperativa de produção) deve procurar uma instituição (banco ou seguradora) que dê garantia à CPR. Essa instituição, após análise do cadastro e das garantias do emissor, acrescenta seu aval ou agrega um seguro. De posse da CPR avalizada ou segurada, oemissor pode negociá-la no mercado. Dependendo da instituição que analisa o cadastro, podem ser exigidas certidões negativas de ônus, hipoteca, alienação fiduciária de máquinas/implementos, penhora do produto ou outras garantias cadastrais. A CPR pode ser negociada no mercado primário, quando o emitente deseja adiantar recursos para utilizar na produção de determinada mercadoria agropecuária, e nomercado secundário, quando o adquirente da CPR deseja negociá-la por meio de sua venda a outro agente interessado.
A negociação pode ser feita por intermédio do mercado de balcão ou da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Pode-se utilizar também o leilão eletrônico do Banco do Brasil, que interliga as bolsas de mercadorias regionais. No caso de o emitente não cumprir o compromisso de entrega pormotivo de frustração de safra, a instituição avalista garantirá a liquidação da operação com o comprador da CPR. Posteriormente, cobrará do emissor um acordo para a próxima safra ou, em casos extremos, executará suas garantias.
Existe também a CPR financeira onde em vez de entregar o produto o emissor o liquida em dinheiro, ou seja, liquida a CPR pelo preço do dia da mercadoria objeto de negociação,caracterizando assim a equivalência em produto

Histórico

É a Cédula de Produto Rural criada pela Lei 8.929/94, com as alterações das Leis 10.200/2001 e 11.076/2004.
Trata-se de título cambial, negociável no mercado e que permite ao produtor rural ou suas cooperativas obter recursos para desenvolver sua produção ou empreendimento, com comercialização antecipada ou não.

Principaiscaracterísticas da CPR
* Permite aos produtores e cooperativas de produção alavancar recursos para atender suas necessidades no processo produtivo.
* Pode ser emitida em qualquer fase do empreendimento, desde a época de planejamento até com o produto colhido e armazenado.
* Pode ser endossada ou comercializada no mercado secundário do Sistema de Registro e Custódia – SRCA da BM&F até 3 diasúteis antes do vencimento.
* Pode ser emitida nas modalidades CPR Física, Exportação ou Financeira.

A Criação do CPR

Com esse quadro adverso, não só ao produtor rural, mas também a outros
setores, o Estado desenvolveu novas formas de cumprimento do seu papel na
economia, tais como privatizações e redução de gastos públicos, o que repercutiu
intensamente sobre a agropecuária, deixandoos produtores rurais, em muitos
momentos, em situação calamitosa e à beira do abandono. O Estado já não tinha
condições de manter o crédito como em anos anteriores, menos ainda de estimular
investimentos rurais, favorecer o custeio oportuno e adequado da produção, sua
comercialização, o que, se existisse, ensejaria o fortalecimento econômico dos
produtores rurais, do pequeno ao grande...
tracking img