Contabilidade no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu das necessidades que o ser humano tem de controlar o que possui, gasta ou deve. A procura de encontrar uma forma de aumentar seus bens. Assim, com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e decredibilidade, de acordo com o reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequação entre empresas do mesmo setor.



















PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE

CONCEITO
São os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicosemanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.

OBJETIVO
Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam aadequada interpretação entre empresas do mesmo setor.

ENUMERAÇÃO
O conselho Federal de Contabilidade, através da resolução n° 750/93, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade:
• Entidade
• Continuidade
• Oportunidade
• Registro pelo valor original
• Atualização Monetária
• Competência
• Prudência

HISTÓRICO
À medida que a prática e a Ciência Contábil foramsendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuram identificar e compilar quais os principais que as orientam, em especial a função de registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Os princípios contábeis ou contabilísticos tornaram-se regras que




Passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta aContabilidade.
Nos Estados Unidos, país que primeiro procurou compilar os princípios contábeis (conhecidas pela sigla US-GAAP`s), eles foram vistos durante certo tempo como as premissas para um Sistema de Certificação e Avaliação. Posteriormente foram o conjunto de fatores que separaria a Contabilidade americana em duas vertentes:
Contabilidade financeira (na qual deveriam ser observados os princípioscontábeis) e contabilidade gerencial (ramo em que os princípios poderiam não ser seguidos e que por isso poderia ser melhor traduzida também como administração contábil).
No Brasil, desde que a lei 6.404/76, incluiu como matéria legislativa a ser observada pelos agentes do mercado de capitais, os princípios são de objeto de regulamentação dos órgãos reguladores oficiais. O Conselho Federal deContabilidade definiu uma primeira versão em 1981, seguida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que emitiu uma deliberação em 1986 (Deliberação 029/86), classificando-os em postulados, princípios propriamente ditos e convenções. Em 1993, (Resolução CFC 750), ambas as entidades acordaram em declarar “Os princípios da Contabilidade”, o que não significa que são mais importantes do que os outros ouque existam somente os 7 (sete) definidos pela norma profissional citada. Em 2008, a Deliberação 029/86 da CVM foi revogada pela Deliberação 539/08, que não mais classifica em postulados, princípios e convenções, passando a separá-los em Pressupostos Básicos e Características Qualitativas. Após esta data ocorreram novas atualizações.
Os Princípios da Contabilidade devem ser obrigatoriamenteobservados no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Além disso, na aplicação dos Princípios Fundamentais da Contabilidade às situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
A Resolução do CFC n°750/93, como já dito, define os Princípios, que estão revestidos de universalidade...
tracking img