Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: CBA Controladoria e Finanças TURMA:
DISCIPLINA: Contabilidade Internacional
PROFESSOR:

ALUNA:


Questionário de Fixação

1. Comente sobre o histórico do processo de implementação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil. Destaque os principais fatos, leis, datas e outros normativos que construíram o referido histórico.
O processo de implementaçãodas IFRS no Brasil teve início em 2005, com a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), seguido, em 2006, pela edição do Comunicado 14.259 pelo Banco Central prevendo, a partir de 2010, a adoção das IFRS nas demonstrações financeiras consolidadas no Sistema Financeiro Nacional. Seguindo o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários editou a instrução 457 em 2007, prevendodemonstrações contábeis consolidadas para empresas de capital aberto de acordo com a IFRS a partir de 2010.
Nos anos de 2007 e 2008 foram promulgadas as leis 11.638 e 11.941 dispondo sobre a reforma da nova parte contábil da legislação societária, objetivando a harmonização das práticas contábeis brasileiras com as IFRS.
O primeiro conjunto de Pronunciamentos Contábeis foram emitidospelo CPC e referendados pelo CFC e CVM para serem aplicados no exercício de 2008 por todas as empresas brasileiras
Por fim, 2010 representa um marco por representar a adoção inicial das primeiras demonstrações IFRS pelas companhias de capital aberto e instituições financeiras com PR a partir de R$ 1 bilhão.


2. Comente qual a importância da adoção das IFRS no Brasil e seusbenefícios.
A adoção das IFRS no Brasil, ao permitir uma padronização das demonstrações contábeis, torna-as mais confiáveis ao investidor, externo e interno, e ao credor. Isso porque a adoção das IFRS ao redor do mundo permite uma comparabilidade entre as empresas, contribuindo para a confiabilidade e para a qualidade das informações prestadas.
A interpretação das peças contábeis a partirda padronização trazida pelas IFRS traz benefícios econômicos para as empresas brasileiras, na medida em que facilita investimentos nacionais e estrangeiros, possibilita uma real e transparente avaliação dos bens, baseado em um único entendimento, e favorece a tomada de decisão.


3. CPC 26/IAS 1 – Comente quais são as peças obrigatórias a compor o conjunto completo das demonstraçõescontábeis das empresas no Brasil. Para cada peça contábil obrigatória, comente sobre a sua finalidade e conteúdo.








- Balanço patrimonial:
Compõe-se das seguintes contas: ativo, passivo e patrimônio líquido. Sua finalidade é demonstrar, em um dado período de tempo, quais são os direitos e obrigações da empresa. É uma “fotografia” da empresa em determinada data.- Demonstração do resultado do período:
Apresentação de todos os itens de receita e despesa reconhecidos no período. Inclui, por exemplo, as receitas, custos dos produtos, lucro bruto, despesas com vendas, gerais, administrativas, receitas e despesas financeiras, despesas com tributos sobre o lucro, resultado líquido do período.
A finalidade básica da DRE é descrever aformação do resultado gerado no exercício, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza do elemento componente, até o resultado final – lucro ou prejuízo.

- Demonstração do resultado abrangente do período:
Composta pelo resultado líquido, incluindo outros resultados abrangentes. Inclui o resultado líquido do período, cada item dos outros resultados abrangentesclassificados conforme a natureza, parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio da equivalência patrimonial e resultado abrangente do período. Inclui, portanto, os ganhos e perdas não realizados.
Por sua similaridade com a DRE, seu objetivo é semelhante a não ser no que tange à abrangência, pois essa demonstração apresenta mais informações do...
tracking img