contabilidade internacional

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
1 – INTRODUÇÃO
A contabilidade, por ser uma ciência social aplicada, é muito influenciada por aspectos culturais, políticos, históricos e econômicos do ambiente no qual está inserida. Por esta razão, existem diversos critérios e práticas contábeis aplicáveis às características de cada país. A Harmonização das Normas Contábeis não é apenas uma questão teórica a ser estudada.. A existência dediversos critérios e práticas contábeis faz com que as demonstrações elaboradas em diferentes países sejam incomparáveis o que poderá prejudicar o interesse por investimentos diretos e indiretos por parte dos investidores estrangeiros entre si, exigindo do leitor o entendimento das diversas práticas contábeis existentes para possibilitar comparações. O desejo por uma contabilidade harmonizadainternacionalmente e de alta qualidade não é recente. Todavia, somente nos últimos anos a pressão pela harmonização tem se tornado mais efetiva. Companhias transnacionais não são entidades recém estruturadas, mas a aceleração dos negócios num mercado mundial tem encorajado operações genuinamente internacionais. O órgão que desempenha um papel de destaque no processo de harmonização das normas contábeisinternacionais é o IASB ( International Accounting Standards Board ), órgão responsável pela emissão das IFRS (International Financial Reporting Standards).

2 – Financial Accounting Standards Board (FASB)

O FASB (Financial Accounting Standards Board ) é o principal órgão de normatização contábil nos Estados Unidos. Iniciou suas atividades em Junho de 1973, com grande apoio financeiro porparte do Governo dos Estados Unidos, das entidades de classe da profissão contábil e por grandes empresas. ASEC (Securities and Exchange Com mission), a CVM americana, endossou o FASB como a única emissora de padrões reconhecidos .A missão do FASB é estabelecer e melhorar os padrões de contabilidade financeira, promover a convergência internacional de padrões de Contabilidade, além de contribuir paraa educação contábil e ampliação do nível de entendimento dos contadores, auditores e usuários das informações financeiras. O FASB é um órgão de grande importância para a harmonização contábil mundial pelo fato de que as maiores investidoras mundiais são as companhias multinacionais, muitas das quais americanas, e que adotam os US GAAP (US Generally Accepted Accounting Principles). Além disso, oMercado de Capitais americano é um dos maiores do mundo. A base conceitual para os US-GAAP está incluída nos pronunciamentos conceituais do FASB, denominados SFAC, que criaram uma espécie de estrutura conceitual básica usada pelo conselho para o estabelecimento de padrões de contabilidade. Os pronunciamentos emitidos pelo FASB são chamados de FAS (Financial Accounting Standards) ou SFAS (Statementof Financial Accounting Standards).


3 - Securities and Exchange Commission (SEC)

Securities and Exchange Commission, SEC, uma agência governamental independente, estabelecida em 1934, é responsável pela regulamentação do comércio de valores mobiliários nos EUA com o objetivo principal, no campo da contabilidade, de assegurar a total transparência. O formato e o conteúdo das demonstraçõesfinanceiras das companhias abertas são regulados pela SEC.

3.1-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A SEC é composta por cinco comissários nomeados pelo presidente dos Estados Unidos com o conselho e consentimento do Senado dos Estados Unidos. Seus termos duram cinco anos e são escalonados de tal forma que o mandato de cada comissário termina em 5 de junho de cada ano. Para garantir que a SEC continue aser não-partidária, não mais que três comissários podem pertencer ao mesmo partido político. O Presidente designa também um dos comissários como presidente, principal executivo da SEC. No entanto, o Presidente não possui o poder de demitir os comissários nomeados, uma provisão que foi feita para garantir a independência da SEC. Esta questão foi levantada durante a eleição presidencial de 2008,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade Internacional
  • Contabilidade Internacional
  • Contabilidade Internacional
  • Contabilidade internacional
  • contabilidade internacional
  • Contabilidade Internacional
  • Contabilidade internacional
  • Contabilidade Internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!