Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
. CONTABILIDADE NA ALEMANHA

A Alemanha, em menos de meio século, saiu da Segunda Guerra Mundial der-rotada e dividida, com aliados de um lado (Alemanha Ocidental) e socialista de outro (Alemanha Oriental), até a sua reunificação em 1990 para torna-se, nos dias atuais, a terceira potência econômica do mundo, atrás somente dos Estados Unidos e do Japão.
O maior desafio para a Contabilidade naAlemanha foi à hiperinflação no inicio dos anos 20. A contabilidade com base em custos históricos perdeu sua capacidade de medir o valor dos ativos, patrimônio e passivos, bem como o lucro anual. Schmalenbach desenvolveu um conceito contábil baseado no poder de compra constante do dinheiro, como o objetivo de manutenção do patrimônio em termos reais. O lucro deveria ser de-monstrado somente se opatrimônio fosse mantido em unidades monetárias reais. Um índice geral de preço deveria ser usado para definir patrimônio e lucro.
Na Alemanha, a Contabilidade, historicamente, visa à proteção do credor em termos de financial reporting, sendo bastante conservadora, em que o principio da pru-dência acaba prevalecendo sobre a competência em varias situações o mercado acionário não é muitodesenvolvido e como conseqüência, não há exigência de financial reporting e por isso a contabilidade não foca atender às necessidades dos investidores. Os bancos são ao mesmo tempo credores e investidores, devido à cultura prevalecente de que tais instituições não são somente voltadas para emprestar recursos.

1.1 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS CONTÁBEIS

De forma geral, a maioria dos autores destacadois grandes grupos distintos: o modelo Anglo-Saxão e o modelo Europa Continental.
A Alemanha fica enquadrada no modelo Continental pelas características se-guintes:
• Profissão contábil fraca e pouca atuante;
• Forte interferência governamental no estabelecimento de padrões contábeis, notadamente a de natureza fiscal;
• As demonstrações financeiras buscam atender primeira-mente os credores eo Governo em vez dos investidores; e
• Importância de bancos e outras instituições financeiras (inclusive governamentais) em vez de recursos provenientes do mercado de capitais como fonte de captação pelas empresas.

1.2 POSICIONAMENTO DA CONTABILIDADE ALEMÃ

Como existem diversos parâmetros analíticos disponíveis, foi selecionado um esquema que pareceu mais acessível e resumido naliteratura para situar a contabilidade Alemã.
O primeiro parâmetro a observar é do relacionamento com as fontes de capital. A Revolução Industrial nos EUA e na Inglaterra criou uma grande quantia de riqueza nova nestes países-riqueza que se espalhou amplamente entre a população em geral. À medida que as companhias cresceram e a classe média ascendente se tornou fonte de uma boa parte deste capital. Oque emergia deste fenômeno tinha um impacto importan-te na contabilidade financeira nestes dois países.
Por outro lado, na Alemanha o ambiente é caracterizado por grandes bancos que satisfazem à maioria das necessidades de capital das empresas. Os governos reque-rem alguma evidenciação pública e, assim, as companhias ainda preparam demonstrações contábeis para serem divulgadas. Entretanto, estestendem a não conter tanta informação quanto os relatórios de companhias norte-americanas. Sendo os bancos a fonte primária de capital, a contabilidade financeira é orientada à proteção do credor.
O segundo aspecto a ser analisado é o sistema legal. Alemanha tem aborda-gem legalista para a contabilidade, onde os cidadãos são obrigados a cumprir a letra da lei, e é baseada em code-law onde aAlemanha tem resultado em uma estrutura legal, que é requerido um elevado grau de detalhamento das regras a serem cumpridas, inclu-indo procedimentos a serem observados pelas empresas. Nesse sentido, há muito menos flexibilidade na preparação e apresentação das demonstrações contábeis.
O terceiro parâmetro de análise é o nível de inflação, a Alemanha e Japão, dois dos partidários mais fortes do...
tracking img