Contabilidade intermediaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1.

O homem primitivo já praticava a contabilidade rudimentar com a contagem de seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos. A história nos revela que a existência da Contabilidade remonta a tempos imemoriais, antes mesmo do aparecimento da moeda, face à precisão das pessoas de controlar seus ganhos e perdas, seus bens, suas dívidas, ou seja, sua riqueza patrimonial.
Foi naMesôpotamia, região situada entre os rios Eufrates e Tigre o atual Iraque foram encontrados os primeiros registros patrimoniais. No Egito, o papilo colhido às margens do grande Rio, onde os escribas registravam os movimentos, eram os primeiros livros contabeis, os mesmos foram imortalizados em estátuas que os mostravam escrevendo, e poder-se ia dizer “escriturando”. Esses homens foram os primeiroscontadores de que se tem notícia.
Dos portos de Tiro e Sidom, os fenícios navegavam pelo mediterrâneo expandido sua rede comércio, foram eles os primeiros a desenvolverem as trocas em bases monetárias e simplificaram os registros por símbolos. Na Península Itálica, nascia o maior e mais desenvolvido império da Antiguidade que se expandiu por toda a Europa.
Lucca Pacioli foi um frade franciscano ematemático que publicou em Veneza, a Summa de artmetica, geometria, proportioni el proportionalita, em 1494, texto no qual se distingue, para a história da Contabilidade, o Tractatus de computis et scripturis, talvez a primeira exposição sistemática e completa dos procedimnetos contábeis, a partidas dobradas, de que se tem notícia (Marion, 2010 pag.14).
O Método das Partidas Dobradas, príncipiocontábil, segundo qual todo lançamento á crédito em uma conta faz com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância á débito.
Em 1500, o descobrimento do Brasil e com a Instituição do Governo Geral chegaram os Provedores da Fazenda que acumulavam esse cargo com o de contador, foram os nossos primeiros contadores em solo brasileiro.
No Brasil iniciava-se o ensino contábil em terrasbrasileiras com a instalação em 1810 das Aulas de Comércio da Corte, a partir daí novas escolas foram fundadas disseminando o ensino e desenvolvendo normas e métodos.
A mais antiga instituição cultural e profissional da ciência contábil que se tem notícia no Brasil é a Associação dos guardas livros da Corte, fundada em 18 de abril de 1969 no Rio de Janeiro.

Em 1902, surge à criação da Escola deComércio Álvares Penteado, em São Paulo, que privilegiou a adoção dos critérios da Escola Europeia de Contabilidade, basicamentea Italina e Alemã. Por outro lado, a partir da criação da Faculdade de Economia e Administração - FEA, da USP, em 1946, e o surgimento das empresas multinacionais anglo-americanas na esfera da economia brasileira (e, consequentemente, da recorrência mais frequente ás práticas deAuditoria exigidas por suas matrizes, desde seus países-sede), os critérios da Escola Contábel Americana começaram a prevalecer em nosso país (Marion, 2011 pag.28).

Em 1924 realizava se no Rio de Janeiro o primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade, liderado pelo senador João Lyra, quando foi iniciada a campanha para a regulamentação da profissão de Contador e para a reforma do ensinocomercial.
Eurico Gaspar Dutra, apoiado por Gertúlio Vargas, o general candidato e eleito á presidência foi quem sancionou a lei que reconhecia a atividade de contabilidade.
O ábaco foi o primeiro modelo composto por varetas e pequenas bolas, que surgiu cerca de 3.500 anos atrás, palavra proveniente do grego Abacs, que quer dizer “contador”. Sendo que a versão chinesa desenvolvida por volta do ano2.600 ª. C. se tornou a mais conhecida. Sua função era de auxiliar o contador á controlar seus movimentos. Surgiu em 1942, e foi desenvolvida pelo francês Blase Pascal a primeira máquina auxiliadora de calculos. Em 1901, Rols Scoleles, prepussora da máquina de contabilidade e se chamava Maquina Elis. Mecanógrafo ou datilógrafo nomes técnicos para a máquina de escrever, inventada em 1714 pelo...
tracking img