As tecnologia de informatica e os sistemas de gestao integrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E OS SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS


Área Temática: Organização, Gestão e Trabalho


TEIXEIRA, Elizete Antunes1
MENDONÇA, Fabrício Molica de2
SOUZA, Francis Lelis de3


1. INTRODUÇÃO

A competitividade atual tem forçado as organizações a buscarem e implantarem novos modelos de gestão que as auxiliem na conquista de novos mercados consumidores e,ainda, a permanência nestes. A Tecnologia da Informação é um recurso que - estando em sintonia com as necessidades e objetivos dos usuários - possibilita maior eficiência e eficácia no relacionamento interno e externo das organizações, evidenciando, assim, agilidade e qualidade no processo da tomada de decisão.
A necessidade da busca pelas informações, bem como, seu processo de divulgação sãocaracterísticas marcantes dos agentes de produção e comercialização de bens ou serviços em uma época caracterizada por intensa oferta de recursos que busquem o aprimoramento e eficácia no relacionamento entre fornecedores, empresas e clientes. Desse modo conquista e permanência em um mercado, exige um relacionamento mais estreito e eficaz entre os diversos agentes participantes componentes de umacadeia, exigindo-se para isto o uso de uma tecnologia que possibilite a melhor adequação ao ambiente em que se insere, por meio do oferecimento de condições que propiciem o alcance dos objetivos inerentes e característicos a cada organização.
Este trabalho, propõe um estudo das novas tecnologias de informações, bem como, os novos modelos de gestão integrados que tem sido desenvolvidos em função destastecnologias. A implantação da tecnologia da informação, condizente com a realidade, permite maior adaptabilidade e competitividade.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A evolução das tecnologias

O processo evolutivo das tecnologias é marcado por várias fases, dentre elas destacam a Revolução Industrial e atualmente a Revolução da Informação.
A primeira fase da Revolução Industrial (segundametade do séc.XVIII) caracterizou-se pela invenção da máquina e por uma nova fonte de energia, o vapor. A Segunda fase, (fins do séc. XIX) foi marcada pela incorporação de novos conhecimentos e inventos no sistema produtivo e no dia-a-dia das pessoas, tais como o automóvel, o avião, o telégrafo e o telefone, dentre outros. Sendo o telefone e o telégrafo, os antepassados remotos dos atuaisinstrumentos de Tecnologia da Informação. ALBERTIN, (1996)
A Revolução Tecnológica, conhecida como Terceira Revolução Industrial, inicia-se um acirrado desenvolvimento de recursos capazes de maximizar e incrementar o fluxo de dados relevantes.
BRUM, (1999) identifica a revolução tecnológica como sem precedentes e extremamente veloz, em cuja vanguarda está o extraordinário desenvolvimento dainformática, que se incorpora cada vez mais em todas as atividades humanas. Graças ao grande desenvolvimento da Informática, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, tem-se hoje, recursos de alta eficiência e adaptabilidade aos mais variados ramos de organizações e, ainda mostram-se como tecnologias capazes de oferecer velocidade e precisão progressivas, identificando-se com o ambienteorganizacional em uma sociedade competitiva e, por isso, a cada dia mais exigente em termos de qualidade em produtos, serviços e na satisfação nos relacionamentos. A convergência das telecomunicações com a informática possibilitou mais agilidade das informações dentro das cadeias produtivas e nos mercados financeiros, etc.
Segundo SHIOZAWA, (1993), o enorme salto das telecomunicações e das tecnologiaintegradas de informação estão transformando a sociedade industrial em uma sociedade de informações.
As organizações estão descobrindo a necessidade dos sistemas de informação baseados em novas tecnologias, as quais proporcionam agilidade e confiabilidade das informações para gerenciamento eficiente, efetivo e eficaz. Sobretudo quando há uma sintonia entre usuário e tecnologia, possibilitando...
tracking img