Trompete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2299 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Método Básico para Trompete Elaboração: Prof. MS Costa Holanda Prof. Jardilino Maciel

INTRODUÇÃO
Este método consiste em orientar de uma maneira mais direta e didática o aprendizado no Trompete, instrumentos bastante utilizados pelas bandas de música. Veremos detalhadamente neste método tópicos que facilitarão o aprendizado no Trompete, desde a formação de embocadura até execução de umtrecho musical pelo aluno. Neste trabalho esperamos um melhor aproveitamento do aluno, sem esquecermos que a orientação do professor de música será de grande importância para a formação do aluno.

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura Sistema Estadual de Bandas de Música – Apostila editada em Setembro/2008

O TROMPETE
Dos instrumentos musicais depois da voz humana, pode-se dizer queo trompete é um dos instrumentos mais antigos. Se olharmos na sua historia e construção verá que ele nasceu como um instrumento de chamada, utilizados por pastores para conduzir o rebanho ou em tempos mais antigos utilizado para assustar animais pré-históricos. Nessa época ele não tinha afinação ou escala, apenas era um pedaço de chifre que se produzia um som. Depois no período do metal, osromanos e outros povos construíram-no de metal para ser utilizado em guerras. Seus timbres e ataques davam os comandos para o exercito atacar ou não o inimigo. O trompete só começou a evoluir e a ser utilizado na musica no século XV, no período do renascimento como ainda não tinha uma técnica aprimorada na época, era apenas utilizado para algumas notas e marcações. Mais tarde com a ajuda que Bach deu amusica na época barroca, ajudou o trompete a evoluir também. Esse período foi o inicio da utilização do trompete na musica, pois agora ele tem notas e oitavas, podendo assim ser utilizado para a musica da época. No período clássico, o trompete não teve tantos avanços como teve a linguagem musical, fazendo assim o trompete voltar a ser apenas um instrumento harmônico e de reforço rítmico. Oconcerto de Haydn não foi escrito para trompete, mas sim para cornet da época. Mas só em 1815, um trompista alemão chamado Heinrich Stölzel, criou o sistema de válvulas para instrumentos de metal, e em 1939 o francês Périnet patentiou um sistema de válvulas chamado de “gros piston” que é a origem das válvulas que utilizamos hoje no trompete. Daí pra frente o trompete teve seu lugar na musica, pois comesse sistema de válvulas ele ficou completamente cromático. Depois disso, o trompete ganhou também válvulas para afinação do instrumento e de notas individuais. Depois dessa evolução, as industrias de instrumentos não pararam por ai, com o jazz e as orquestras, eles criaram outras variações de trompete tais como: Cornet, Picollo, Flugue Horn entre outros. No Brasil desde o SÉC XIX, com achegada dacorte de D. João VI, o Trompete ganhou um considerável espaço principalmente sua utilização nas bandas civis e militares. Hoje o Trompete é muito usado em todos os seguimentos musicais, mas sua divulgação é muito forte nas bandas colegiais de onde tem saído os bons profissionais de Trompete. Não podemos esquecer dos músicos que criaram técnicas e fizeram com que o trompete chega-se ao que é hoje.Músicos incríveis como: Jonh Baptista Arban, King Oliver, Dizie Dilespy, Duke Ellighton, Louis Armstrong, Arturo Sandoval e Winton Marsalis (exemplo a ouvir: Variações sobre Carnaval de Veneza).

CONHECENDO O TROMPETE
Instrumento de sopro feito de metal ou cobre, desenvolvido a partir de uma peça perfurada. Tem o Trompete em sua principal característica um tubo cilíndrico de cano comprido eestreito que transforma a pressão do ar gerada pela ação dos lábios em som musical. O Trompete por sinal é o instrumento mais famoso das famílias dos metais pois seu timbre chama muito a atenção do ouvinte e desde o seu surgimento até os dias de hoje já obteve vários formatos, tamanhos, tonalidades, timbres, etc.

Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura Sistema Estadual de Bandas de...
tracking img