Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASILIA - UCB
CONTABILIDADE GERENCIAL
PROFESSOR: ANÉLIO BERTI
Contabilidade Gerencial

Programa:
1. INTRODUÇÃO
1. Noções Preliminares;
1. Conceitos;
2. Diferença entre contabilidade gerencial e financeira;
3. Funções da contabilidade gerencial;
4. Características do contador gerencial;
2. Importância da contabilidade gerencial;
3.Evolução da contabilidade gerencial;
1. Contabilidade gerencial no Século XIX;
2. Contabilidade Gerencial no Século XX;
3. Contabilidade Gerencial no Século XXI;

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é um sistema que reúne um conjunto de dados de uma determinada empresa (organização) que são transformados em informações com o objetivo de auxiliar os gestores (administradores) na tomada dedecisão.
Diversos são os ramos da contabilidade (financeira, fiscal, custos, gerencial etc.) que no conjunto formam o sistema contábil, e para que esses possam gerar resultados, precisam contar com profissional capaz de transformas dados em informações, através das quais os gestores usam como subsídios para administrar as empresas.
Estamos no inicio do século XXI, e vivemos noperíodo da era da informação e do conhecimento, onde às dificuldades empresarias aumentam a cada dia, e para sobreviver a um mercado competitivo o profissional de contabilidade necessita de informações e conhecimentos sólidos de todos os ramos da contabilidade.
A contabilidade gerencial assume um papel importante na gestão empresarial, devido ser um ramos da contabilidade que reúne os diversosramos (fiscal, financeira, custos), já que, a financeira nem sempre reflete a real situação patrimonial da entidade, devido a problemas extra-contábil, tais como: legislação, práticas adotadas pelos gestores não aceitas pela ciência contábil etc.
A contabilidade gerencial na era da informação é uma ferramenta que fornece subsídios que possibilitam os administradores decidirem com segurança nabusca dos objetivos e resultados esperados pela organização.
Uma parte importante da contabilidade para o setor gerencial ou contabilidade gerencial é sem dúvida a contabilidade de custos, da mesma forma a análise das demonstrações contábeis, pois esses campos reúnem um conjunto de dados possíveis de transformar em informações que possibilitem auxiliar os gestores na administração dasorganizações (empresas).


1. Noções preliminares

1.1.1 Conceitos
A contabilidade gerencial é conceituada pelos professores Atkinson e outros (2000, p. 36) como “o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos das empresas”.
Informação gerencial contábil é o relatório de despesas ou de custos (atividades) de uma seção operacional,tal como a seção de padaria de uma mercearia.
A contabilidade gerencial é um centro de informação que auxilia os gestores na tomada de decisão visando os objetivos da organização.


1.1.2 Diferença entre contabilidade gerencial e financeira;

A contabilidade financeira trabalha com a elaboração e comunicação de informações econômicas de uma organização (empresa) dirigida aosconsumidores externos: acionistas, diretores, funcionários, credores (bancos, fornecedores, governo – Federal, estadual e municipal. O processo contábil financeiro está restrito aos requisitos obrigatórios de elaboração de relatórios por parte das autoridades obedecendo determinados princípios, convenções etc.
A contabilidade financeira tende a ser direcionada por regras, e os estudantes decontabilidade financeira estudam lançamentos no diário e procedimentos que geram os demonstrativos financeiros obrigatórios.
A contabilidade gerencial deve fornecer informações econômicas para os usuários internos: operadores / funcionários, gerentes intermediários e executivos seniores. As empresas (organizações) são muito reservadas na elaboração de seus sistemas de contabilidade gerencial....
tracking img