Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior de Administração

Pólo Zappeion



DISCIPLINA DE CONTABILIDADE GERAL

Turma N30 – Semestre 3º

Campo Grande - MS
Abril / 2011

Relatório apresentado como desafio de aprendizagem da disciplina de Contabilidade Geral do Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da UniversidadeAnhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Flavio Silva de Araujo .

Czarina Manieri F. Silva – RA 194283
Dayane Bialva da Silva – RA 132216
Derliane Silva – RA 201323
Katiussia Borges Passos – RA 197512
Patrícia Claro Amarilha – RA 232210

O que é uma indústria de cosméticos?

Podemos considerar como cosmético tudo aquilo relacionado à beleza humana. São substânciasou tratamentos aplicados ao rosto e outras partes do corpo para alterar a aparência, embelezar ou realçar as características da pessoa.
A palavra “cosmético”, deriva do grego “Ko.osme.ti.kós”, que significa “hábil em adornar”. Há milhares de anos, homens e mulheres utilizavam os cosméticos para esse fim. Arqueólogos encontraram em túmulos egípcios sinais de uso de pintura para os olhos eungüentos aromáticos. Na antiga Grécia, óleos para banho e outros produtos eram utilizados com o intuito de embelezamento; em Roma, temos relatos de pós utilização para tornar a pele mais branca, carvões para delinear os olhos, pintar os cílios e as sobrancelhas, e carmim para a face.
Atualmente, a fabricação de cosméticos é uma atividade que pode render bons lucros. Sem necessidade de instalações ouequipamentos sofisticados, e com alguns cuidados para manuseio e armazenamento, pode se fabricar grande diversidade de produtos destinados para os diferentes fins, como shampoos e creme para cabelos, rosto, mãos e pés, dentre outros.

Atualmente, a fabricação de cosméticos é uma atividade que pode render bons lucros. Sem necessidade de instalações ou equipamentos sofisticados.
O fabricante éresponsável pela qualidade dos produtos elaborados, assegurando que são adequados aos fins a que se destinam. É preciso que todas as etapas sejam orientadas ao pessoal competente e habilitado, além de possuir espaço adequado, equipamento e instalações suficientes. Deve-se seguir as boas prática de indústria de acordo com a portaria 348 da Secretaria de Vigilância Sanitária da Saúde, que regulariza eregulamenta todos os passos da produção
O mercado de cosméticos exerce um fascínio espetacular, tanto no consumidor quanto no fabricante. É amplo, está em crescimento e com muito espaço a ser explorado, o que não significa que seja fácil de lidar. Por isso, lançar uma linha exige atenção ao alto índice de concorrência. Ao lançar seus produtos, unir espírito de liderança e força para enfrentardesafios é fatores importantes para enfrentar um mercado em constante transformação.
A empresa não deve considerar o lucro como seu primeiro objetivo. Esse deve ser uma conseqüência do bom desempenho e da busca por satisfazer os clientes. Procure criar valor para seus produtos de forma que satisfaça o consumidor e o deixe feliz em adquirir sua marca.
Considerado um dos setores industriais com maiorcrescimento no País, o mercado brasileiro de cosméticos encerrou 2005 com faturamento líquido de R$ 15,4 bilhões. Esse saldo positivo tem um porquê. Nos últimos cinco anos, o crescimento médio deflacionado da indústria de cosméticos chegou a 10,7% e, só em 2005, o setor apresentou aumento nas vendas da ordem de 15,8% sobre o ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de HigienePessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Esses índices colocam o Brasil entre os cinco maiores do mundo. O comportamento do mercado neste ano deve confirmar as expectativas de que o País deixa a sexta posição do ranking mundial dos cosméticos para se consolidar no quinto lugar.
A previsão da Abihpec, como não poderia ser diferente, é otimista. A entidade espera continuar no mesmo ritmo, com...
tracking img