Contabilidade em tres niveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO DA CONTABILIDADE A TRÊS NIVEIS
Atualmente a contabilidade tem alcançado um espaço ainda maior dentro das organizações, e logicamente é ela que norteia a empresa de forma a administrar seus custos e receitas para que haja harmonia entre eles, e assim produzam maiores resultados. A mesma pode ser destacada em três importantes níveis: nacional, estadual, e municipal. Todos elesprecisam e utilizam da contabilidade para a continuidade de suas organizações.
O nível nacional podemos identificá-la se dedicando ao estudo do patrimônio dos entes públicos, entendidos como aqueles que são regidos pelo direito público interno. A contabilidade pública, também chamada de contabilidade governamental, é uma disciplina da economia, cujo objeto são as chamadas contas nacionais, como porexemplo, o produto interno bruto (pib), cuja metodologia desenvolvida pela onu faz uso do universal método das partidas dobradas.
É importante dizer que a contabilidade exercida aí está intimamente ligada com a gestão de recursos publicos, de acordo com j. Teixeira machado jr. & heraldo da costa reis ("a lei 4.320 comentada", 25ª edição, ibam, 1993, pg. 150), o conjunto que constitui a contabilidadepública brasileira é composto dos seguintes componentes, previstos na lei 4.320/64:
* sistema orçamentário
* sistema financeiro
* Sistema de compensação
* Sistema patrimonial
O campo de atuação da Contabilidade Aplicada à Administração Pública Federal, após o advento do SIAFI em 23 de dezembro de 1986, em 1987, começou a expandir-se e, hoje, já alcança as empresas públicas ealgumas de economia mista que participam do Orçamento Fiscal e de Seguridade. Como campos de atuação destacam-se:
* PODER EXECUTIVO
Presidência da República e suas secretarias e Ministérios Civis e o Ministério da Defesa. Isso inclui a Contabilidade como o ramo que fiscaliza e está intrinsecamente ligada à gestão de recursos públicos.
* PODER JUDICIÁRIO
Todos os seus Tribunais.
*PODER LEGISLATIVO
Câmara dos Deputados e Senado Federal
Sendo assim a Contabilidade já permeia as administrações publicas nas esferas municipais (Câmara de vereadores e secretarias), Estaduais (Assembléias legislativas, secretarias e Tribunais), e Municipais (Câmara de vereadores e Secretarias). Isso por que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige transparência quanto aos atos públicos.DISPOSIÇÕES PRELIMINARES – Lei de Responsabilidade Fiscal
Art. 1o Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.  
§ 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio dascontas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.  
§ 2o As disposições destaLei Complementar obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.  
§ 3o Nas referências:  
I - à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, estão compreendidos:  
a) o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judiciário e o Ministério Público;

NEGÓCIO (MISSÃO E VISÃO)
Negocio pode ser entendido como qualqueratividade humana que tenha efeitos jurídicos, logo não se trata apenas de negócios financeiros ou comerciais. Em economia negocio é referido como comercio ou empresa que é administrado por pessoas para captar recursos financeiros para gerar bens e serviços, e por consequência proporciona a circulação de capital giro entre os diversos setores. Em apertada síntese, podemos dizer que, entende-se...
tracking img