Miocardiopatia dilatada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO

GISELE NUNES DE MAGALHÃES

ESTUDO DE CASO: MIOCARDIOPATIA DILATADA

ORIENTADORA: Profª Sheila M. M. Paiva

Caraguatatuba
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO

GISELE NUNES DE MAGALHÃES

ESTUDO DE CASO: MIOCARDIOPATIA DILATADA

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação no Estágio de Pratica do Processo do Cuidar, ministrada pelaEnfª Sheila M. M. Paiva, no curso de Enfermagem, 7º semestre, do Centro Universitário Módulo.

Caraguatatuba
2011

1 INTRODUÇÃO
Este estudo de caso foi realizado através de consulta de enfermagem e levantamento de dados do prontuário do Sr° V. S., 70 anos, portador de miocardiopatia dilatada, no estágio de prática do processo do cuidar realizado no Hospital de São Sebastião.
Com este trabalhopretende se através de revisão literária aprofundar o estudo sobre a patologia miocardiopatia dilatada e implementar adequadamente a sistematização da assistência da enfermagem de acordo com o caso apresentado pelo paciente.
As miocardiopatias ou cardiomiopatias são perturbações progressivas que alteram a estrutura ou prejudicam o funcionamento da parede muscular das cavidades inferiores docoração, os ventrículos. Elas geralmente são classificadas em três tipos: miocardiopatia dilatada, hipertrófica ou restritiva. Neste trabalho estaremos abordando especificamente a miocardiopatia dilatada, que é a mais freqüente, cerca de 90% dos casos. Como ela é uma doença comum que acomete tanto adultos quanto crianças é importante que o profissional de enfermagem tenha um conhecimento aprofundadosobre a patologia, para prestar uma melhor assistência ao paciente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Descrição da Patologia
2.1.1 Conceito
A miocardiopatia dilatada é uma doença miocárdica primária progressiva, de causa desconhecida e que se caracteriza por aumento das câmaras e diminuição da contratilidade do ventrículo esquerdo ou de ambos os ventrículos. Ela se difere das outras patologias que envolvemo músculo cardíaco, pois não tem causa especifica e nem se associam a outras doenças.
2.1.2 Etiologia e incidência
Sua historia natural é difícil de ser determinada. A maioria dos casos é idiopático, mas pode ser causada por agentes tóxicos (álcool, cocaína, cobalto, quimioterapia), agentes infecciosos (viral), cardiopatia periparto, distúrbios nutricionais e endócrinos (acromegalia,disfunção da tireóide). Acomete 2,5 vezes mais homens e negros, porém mulheres e crianças também são acometidas. Cerca de 20% dos casos tem histórico familiar da patologia. Sua incidência na população geral varia de 05 a 08 casos para cada 100.000 habitantes. Sua taxa de sobrevida segundo estudos realizados nos Estados Unidos é de 05 anos, após o diagnóstico, para cerca de 80% dos pacientes comcardiomiopatia dilatada.
2.1.3 Fisiopatologia
Os ventrículos direito e esquerdo aumentam significativamente, provocando diminuição da capacidade do coração em bombear eficientemente o sangue para o corpo. O sangue permanece nos ventrículos depois da contração, provocando aumento nas pressões ventricular, atrial e pulmonar. Essas pressões aumentadas continuam diminuir a capacidade de bombeamento do sanguedo coração para o corpo, ocasionando a insuficiência cardíaca.
2.1.5 Sintomatologia
Fadiga, dispnéia aos esforços, ortopnéia, dor torácica, sinais de ICC, edema de pulmão, arritmias (batimentos ectópicos atriais/ ventriculares frequentes; taquicardia sinusal, atrial e ventricular) e edema.
2.1.6 Diagnóstico
O diagnóstico é realizado através de exame físico e da historia clinica do paciente.Também são utilizados exames como o eletrocardiograma, ecocardiograma, radiografia do tórax e cateterismo.
2.1.7 Tratamento
O tratamento é sintomático e semelhante ao da insuficiência cardíaca, ele é dirigido para aumentar a força e eficiência da contração miocárdica e reduzir a carga do coração (repouso, controle do peso, dieta sem sal, administração de inibidores da enzima conversora de...
tracking img