Modelo estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso

Pessoal, desta vez estou postando um estudo de caso retirado de um outro blog de enfermagem. Acho pertinente, pois neste arquivo encontramos termos técnicos e procedimentos que sãorealizados com frequência nas rotinas hospitalares. Pra quem é novo no assunto é bom ler isso para se ambientar com o assunto, pra quem é experiênte pode ser bom para refletir um pouco sobre asrotinas práticas vividas nos hospitais e tentar melhorá-las.

Paciente: AJMJ, masculino, 61 anos.
Diagnóstico: hérnia inguinal bilateral associado com hidrocele.
Paciente encontra-se na clínicacirúrgica a espera de cirurgia para retirada de hérnia inguinal bilaterial e hidrocele. Este possui insuficiência cardíaca associado com miocardiopatia dilatada(compensada na clínica médica) e também DPOC(doença pulmonar obstrutiva crônica).

Ao exame físico geral: paciente encontra-se consciente, orientado no tempo/espaço, acianótico, anictérico, pupilas isocóricas fotorreativas e com perfusão capilarmantida. Possui acesso periférico. No momento encontra-se sem queixas e mantém eliminações fisiológicas presentes. Paciente deambula normalmente e não possui feridas. Possui hérnia inguinal bilaterale hidrocele severa.
-ICC: A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) representa o conjunto de sinais e sintomas decorrentes do mau funcionamento do coração, quando este não está sendo capaz debombear o sangue em direção aos tecidos e suprir a necessidade de oxigênio e nutrientes do organismo. Causa do AJMJ: miocardipatia dilatada.
-Miocardiopatia dilatada: A miocardite é a inflamação da paredemuscular (miocárdio) das câmaras inferiores e maiores do coração (ventrículos). Esta doença é potencialmente grave e, muitas vezes, fatal (miocardite fulminante). As miocardites podem ter inúmerascausas: vírus, bactérias , medicamentos, doenças auto-imunes, etc... As miocardites podem ser reversíveis ou evoluírem para um quadro de miocardiopatia dilatada (leia adiante). Geralmente, as...
tracking img