Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A necessidade de se garantir o lucro final previsto para os produtos/serviços em que todas as despesas são absorvidas, levou ao desenvolvimento a partir dos anos 90 de um novo paradigma no gerenciamento de custos – o custeio meta utilizado originalmente na indústria japonesa.
O custeio meta é uma ferramenta de gerenciamento estratégico que busca reduzir o custo do produto duranteseu ciclo de vida. O custeio meta presume uma interação entre a Contabilidade de Custos e o resto da empresa.
O que têm os custos a ver com a fixação do preço de venda?
O objetivo do custo é, pois, o de dar suporte a decisões de ser ou não válido entrar no mercado, ou mesmo a de se manter no mercado.
O presente trabalho irá abordar o Custo Meta, bem como suas abrangências.

CUSTEIO METAPara que se tenha a produção tem-se o custo. Esses custos poderão ser analisados de várias formas, uma delas é através do Custeio Meta.
Esse novo paradigma não cogita da determinação do custo unitário total como condicionante para a fixação do preço de venda. Ao contrário usa-se o preço de venda para determinar o custo que o mercado irá admitir.
Segundo Peter Drucker, o preço conduz aoscustos em oposição ao conceito anterior do custo levar ao preço.
O custo unitário permitido, ou alvo, ou meta, terá de ser obtido para que os lucros desejados sejam atingidos.
O Custeio Meta questiona a validade de qualquer dos anteriores baseados nos custos padrão de Frederick Taylor e de seus contemporâneos – que eram custos voltados para a engenharia. Estes na realidade estão sendo parcial outotalmente alterados pelos custos voltados para o mercado.
Há ainda uma questão a resolver que é o de como determinar o lucro desejado. Este seria representado por uma percentagem das vendas? Ou levaria em conta o retorno dos investimentos? O fato é que esse lucro desejado deveria no mínimo representar o lucro que estimulasse o empreendedor a investir e se manter no negócio. Segundo Sakurai(1997) a taxa usada para determinar o lucro-meta é geralmente a lucratividade de vendas, ao invés do retorno do investimento.
Esse custeio cria também uma série de novas questões provocativas tais como:
• O custo unitário total não poderá exceder o custo permitido/Custo Meta considerando-se que o lucro desejado esteja sendo atendido.
• Se verdadeiramente se acredita em melhoramentocontínuo, então o custo permitido/Custo Meta unitário poderá ser reduzido no decurso do tempo.
• A forma como se trabalha pode ter que mudar a fim de se reduzir custos. Em última análise essa mudança pode conduzir envolvimento/comprometimento da força de trabalho que, como se sabe, muitas vezes é o que está mais próximo da ação que conduz ao melhoramento contínuo. E, no caso, essa força de trabalhoenvolve as pessoas da fábrica, de suprimentos, marketing e distribuição, além dos escritórios administrativos. O melhoramento contínuo cria ainda a possibilidade de um relacionamento mais positivo com fornecedores e clientes, visando não somente a redução de custos, mas também o aumento da qualidade e do desempenho.
Sua aplicação no Japão já está bem documentada, mas as firmas no mundo inteirotambém podem usá-la. Algumas já o estão fazendo para melhor entender os custos e aumentar sua lucratividade de longo prazo.
O Custo Meta corresponde ao preço que os clientes desejam pagar para o produto/serviço deduzido do lucro que o empreendedor deve receber para executar o respectivo produto/serviço. É, na realidade, o custo permitido para o produto, ou seja, o custo com que se poderá produziro citado produto no final das contas.
O custeio meta reverte a estratégia de preços utilizada por muitas décadas por entender que os clientes não se preocupam com os custos do fornecedor dos serviços – mas apenas com os seus próprios. Nesse caso os preços dos prestadores de serviços é que são os seus custos terminando então o seu interesse.


O CUSTEIO META E A FASE DO PROJETO DO PRODUTO...
tracking img