Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

ANDERSON DA CONCEIÇÃO NUNES

Contabilidade de custos

Montes claros
2009-09-29

anderson da conceiçao nunes

Contabilidade de custos

Atividade do modulo II do curso de Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina contabilidade de custos.Orientador: Prof. Joenice L. Dinis

Montes Claros-MG

2009-09-29

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................4,5
2.DESENVOVIMENTO........6-12
3.CONCLUSÃO...............13

4. REFERENCIAS.............14

A importância da contabilidade de custos no processo decisório

INTRODUÇÃO

Acontabilidade de custos nasceu da contabilidade financeira, a partir da necessidade de se avaliar estoques nas indústrias, mas, com o crescimento das empresas, a informação contábil e a moderna contabilidade de custos, tornaram-se subsídios imprescindíveis nos processos de gestão empresarial, tendo como um dos seus principais objetivos, fornecer dados para o processo de tomada de decisão e até mesmocomo auxílio na formulação de estratégias.
O intuito deste artigo é retratar a importância da área de custos para a sobrevivência das empresas no mercado até mesmo, como um fator de vantagem competitiva. Além disso, propõe uma análise específica do método de custeio variável, como suporte às decisões gerenciais e relata seu custo-benefício.
É o ramo da contabilidade que se destina a produzirinformações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade,denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidades produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final doprocesso, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.
Os principais métodos de custeio são:
1. Custeio por absorção
2. Custeio variável ou direto
3. Custeio ABC - Activity Based Costing
4. Gestão Econômica ou GECON
Desenvolvimento da Contabilidade Custo
O desenvolvimento da Contabilidade de Custos recebeu seu maior impulso quando da Revolução Industrial, aponto de gerar um novo campo de aplicação conhecido como Contabilidade Industrial. A partir desse evento, a contabilidade passou de seu foco principal que era a avaliação de estoques, para as diferentes técnicas de custeio. No século XX começaram a surgir às teorias e técnicas de gestão contábil na Europa e posteriormente nos Estados Unidos. Passou-se a questionar o que muitos autores chamavam decontabilidade tradicional de custos, basicamente as técnicas centradas na realocação de custos indiretos (rateios do CIF). As novas propostas formariam a maior parte do escopo atribuído a vertente da Contabilidade Gerencial, Controladoria Contábil (integração de Orçamento e Contabilidade) e Contabilidade Estratégica (integração de orçamentos plurianuais e contabilidade, havendo também propostasmúltiplas que buscam identificar e sistematizar tendências gerenciais de longo prazo).

Desenvolvimento

Conceituação da contabilidade de custos

O que é Contabilidade de Custos?

É um segmento de trabalho da área financeira que acumula, identifica, analisa e traduz os custos dos produtos fabricados, dos estoques, dos diversos segmentos da organização, das atividades de operacionalização e...
tracking img