Trabalho completo narrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É UMA NARRATIVA?
Narração tem por objetivo contar uma história real, fictícia ou mesclando dados reais e imaginários. Baseia-se numa evolução de acontecimentos, mesmo que não mantenham relação de linearidade com o tempo real. Sendo assim, está pautada em verbos de ação e conectores temporais.
A narrativa pode estar em 1ª ou 3ª pessoa, dependendo do papel que o narrador assuma em relação àhistória. Numa narrativa em 1ª pessoa, o narrador participa ativamente dos fatos narrados, mesmo que não seja a personagem principal (narrador = personagem). Já a narrativa em 3ª pessoa traz o narrador como um observador dos fatos que pode até mesmo apresentar pensamentos de personagens do texto (narrador = observador).
Um texto narrativo tem como objeto fatos reais ou imaginários: numa notícia,por exemplo, narram-se fatos reais, apresentados como tal; nos contos, novelas, romances, narram-se acontecimentos fictícios ou acontecimentos reais apresentados ficcionalmente.
O texto narrativo constitui-se de uma série de fatos, que se situam em um espaço e se sucedem no tempo: os fatos narrados não são simultâneos, como na descrição, havendo mudança de um estado para outro, segundo relaçõesde seqüencialidade e causalidade. Ele expressa as relações entre os indivíduos, os conflitos e ligações afetivas entre esses indivíduos e o mundo, utilizando situações que contêm essa vivência.
No nosso dia-a-dia, estamos sempre contando e ouvindo histórias. A atividade de narrar é muito antiga. Antes mesmo de haver língua escrita, as experiências da comunidade ou do indivíduo passavam degeração em geração oralmente. A narração oral garantia a transmissão do conhecimento acumulado pela comunidade. Desde o tempo do homem das cavernas, já se contavam histórias por meio de desenhos, relatando fatos da vida diária. Atualmente, essas narrativas, através de desenhos pré-históricos, são fontes importantes para conhecermos a história dos povos antigos.
SEQUENCIA NARRATIVA
Tempo
Tempocronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados.

Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico em que a acção se desenrola.
Tempo psicológico - é um tempo subjectivo, vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito.
Tempo do discurso - resulta do tratamento ou elaboraçãodo tempo da história pelo narrador. Este pode escolher narrar os acontecimentos:
por ordem linear
com alteração da ordem temporal (anacronia), recorrendo à analepse (recuo a acontecimentos passados) ou à prolepse (antecipação de acontecimentos futuros);
ao ritmo dos acontecimentos (isocronia), como, por exemplo, na cena dialogada;
EXPRESSÕES ADVERBIAIS
A organização do tempo pode serealizar também por meio do uso de advérbios e de expressões adverbiais, que são empregados em relação ao momento da fala e em relação ao tempo focalizado no texto. Nos dois casos, esse momento pode ser anterior, posterior ou concomitante, mas é claro que advérbios relacionados ao momento da fala não devem se mesclar a advérbios referentes ao tempo focalizado no texto, pois isto prejudicaria a coesãoda estrutura narrativa. Vamos observar este parágrafo, extraído do romance Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos:
"À tarde chegamos à Bahia. Vi a cidade emergir pouco a pouco do nevoeiro, ganhar contornos, crescer, avizinhar-se. O calhambeque passou a barra, cortou as águas calmas do porto e atracou. Agora não me achava como na manhã da véspera, enxergando coqueiros, dunas, telhados dearmazéns longe, procurando localizar na praia a minha casa de arrabalde: com o rosto encaixilhado na vigia, em atenção forçada, cheia de fugas, observava o trabalho dos carregadores, o movimento dos carros a rodar nos trilhos (...)"
(Graciliano Ramos, Memórias do Cárcere)
Neste parágrafo, as expressões de tempo assinaladas relacionam-se ao momento em que o narrador-personagem fala. A narrativa...
tracking img