Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS











CONTABILIDADE DE CUSTOS



















2011
1- CUSTOS

Segundo Atkinson, Banker, Kaplan e Young, (2000, p. 85) “Custos refletem os recursos que a empresa usa para fornecer serviços ou produtos. Realizando as mesmas coisas com menos recursos e, portanto, menores custos,significa que a empresa está tornando-se mais eficiente. O custo é importante por causa da relação entre o custo do produto e seu preço.”
De acordo com Martins (2003, p.42) “São custos de produção os gastos incorridos no processo de obtenção de bens e serviços destinados à venda, e somente eles. Não se incluem nesse grupo as despesas financeiras, as de administração e as de vendas;”Do mesmo modo, segundo Rebolças (2011), “Custo é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço. O custo pode abranger matéria-prima, mão-de-obra, encargos sociais (INSS, FGTS, Férias, 13º salário), combustíveis de máquina de produção, aluguel, seguros do prédio da fábrica, e tudo que está relacionado à produção. O empresário deduz custo do imposto de renda (excetomicro-empresas cadastradas pelo Simples Nacional).” http://www.infoescola.com/contabilidade/conceito-de-custos-e-despesas/
Assim, observa-se que custo é um conceito ligado diretamente ao processo produtivo, sendo que qualquer gasto não relacionado à produção não é considerado custo. São resultantes da aplicação de bens e serviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação.Ex: A matéria prima no momento em que foi adquirida pode ser considerada como gasto que imediatamente tornou-se investimento no tempo em que estava estocada, no momento em que foi utilizada na fabricação de determinado bem surge o Custa da matéria prima como parte integrante do bem que foi fabricado.


2- CUSTOS DIRETOS

Segundo Leone (2000, p.59), “Custos Diretos são todos oscustos que se conseguem identificar com as obras, do modo mais econômico e lógico”.
Segundo Leoni "o sistema de custeio variável ou direto é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço". Segundo Lopes de Sá (1990, p. 108) diz que o custeio variável é "o processo de apuração de custo que exclui os custos fixos".http://pt.wikipedia.org/wiki/Custo
De acordo com Horngren, Datar e Foster (2004, p.26) “ Custo direto são relativo ao objeto de custo em particular, e podem ser rastreados para aquele objeto de custo de forma economicamente viável( de custo eficaz).
Custos diretos a um objeto são os custos diretamente relacionados a esse objeto, isto é, que podem ser facilmente identificados ao objeto de custeio, semqualquer rateio.
Ex: o custo de latas ou garrafas é um custo direto da Coca-Cola. O custo das latas ou garrafas podem ser facilmente rastreados para, ou identificado com, a bebida.

3- CUSTOS INDIRETOS

Segundo Horngren, Datar e Foster (2004, p.27), “Custos indiretos de um objeto de custo são relativos ao objeto de custo em particular, mas não podem ser rastreados para aqueleobjeto de custo de forma economicamente viável (custo eficaz).”
De acordo com Zanluca, (2011) “Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta,rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.” http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custos_direitos.htm
Conforme Leone (2000, p.59), “Custo indiretos são todos os outros custos que dependem do emprego de recursos, de taxas de rateio, de parâmetros para o débitos às obras.”
Pode-se considerar que todos os outros...
tracking img