Patrimonio cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do vale do Itajaí



PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Balneário Camboriu
2012

Universidade do vale do Itajaí

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURALTrabalho apresentando a disciplina de Patrimônio Cultural do Curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí−Centro de Ciências Sociais Aplicadas Comunicação, Turismo e Lazer.

Prof.: Itamar Siebert 

Balneário Camboriu
2012
INTRODUÇÃO
O presente artigopropõe uma análise e reflexão sobre a relação existente entre espaço turístico e patrimônio cultural. O espaço turístico, por outro lado, é projetado e criado em uma temporalidade recortada do fluxo normal dos acontecimentos para atender às expectativas de "estrangeiros”. Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações quepossibilitam a manutenção das características originais. A institucionalização do patrimônio nasce no final do século XVIII, com a visão moderna de história e de cidade a preocupação com a valorização do patrimônio brasileiro inicia-se com os intelectuais modernistas. O modernismo representava a busca de uma identidade cultural brasileira, pois o Brasil necessitava de uma identidade, e esta seriahistórica, etnográfica e seus elementos formariam aquilo que se denominava Patrimônio Histórico. A preservação do patrimônio cultural de uma dada localidade mantém relação direta com a atividade turística desenvolvida nesta com o despontar do chamado turismo cultural valorizando-se sobremaneira idéias como a de memória, que nos remete à tradição, passado, história, e identidade, a qual pode sercaracterizada com o sentido de pertença a uma determina comunidade. No entanto, a função que a preservação do patrimônio cultural adquire nessa situação não é satisfatória: ele passa a ser visto como um produto de consumo cultural e de manutenção da qualidade de vida da sociedade. Dessa forma, questiona-se até que ponto a atividade turística é interessante para a proteção do desse patrimônio.Diante disso, o instrumento mais utilizado para essa proteção, o tombamento, também parece tomar contornos imprecisos no que concede ao desempenho dessa finalidade, a despeito de ser exigência constitucional que os imóveis tombados desempenhem sua função social. Não é o que se observa na prática, principalmente no que diz respeito aos casarões que integram o centro histórico , através de uma análisedas políticas de proteção desenvolvidas pelo Poder Público, objetiva-se mostrar como, por meio da educação ambiental e da cidadania, pode-se conciliar preservação do patrimônio cultural e atividade turística, o que acaba por demandar não só do Estado, mas, da comunidade, um papel mais ativo na busca de solução para esses problemas.

DESENVOLVIMENTO
Para conhecermos um povo recorremos à análise deseus hábitos, sua forma de demonstrar sentimentos, expectativas e suas manifestações espirituais onde se refletem seus valores e sua história compondo o que hoje entendemos como cultura. A cultura inclui conhecimentos, construções arquitetônicas, artes, moral, leis, costumes, hábitos e qualquer outra manifestação que expresse a vida de um povo essas manifestações são, em verdade, a própriaidentidade de uma sociedade e exprimem sentimentos comuns que manifestam singularidade, o que por si só, abarca indiscutível valor humanístico, constituindo, dessa forma o Patrimônio Cultural de certa localidade ou comunidade. Define-se Patrimonio Cultural, dessa forma, como o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante...
tracking img