Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade de Custos Teleaula 7 Tema 7: Relação custo/ volume/ lucro Tema 8: Aplicação dos Conceitos de Custos em um Modelo de Análise de I nvestimentos
Prof.ª Msc. Glenda Soprane

Objetivos do Tema 7
Entender como os custos, o volume e o lucro se relacionam, proporcionando informações que indicam o ponto de equilíbrio dos negócios sob os aspectos contábil, econômico e financeiro,Calcular os limites de custos, volume e lucro para: a) Decisões sobre expansão da capacidade de produção.
Continua...

Objetivos do Tema 7
b) Decisões sobre investimentos em novos empreendimentos. c) Decisões sobre estratégias de aumento da participação de mercado. Calcular a margem de segurança de negócios e compreender seus conceitos e aplicações gerenciais.

Objetivos da tema 8
Empregar asferramentas de custos estudadas a partir do Capítulo 14 do Livro-Texto, para desenvolver estudos de viabilidade econômica de investimentos em diferentes cenários.

Gerenciamento de Resultados
Todo planejamento, investimento e projeção para o futuro de uma empresa têm como base os resultados apurados pela Contabilidade em determinado período. A Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é umdos instrumentos econômicos mais importantes para a tomada de decisões, pois é onde encontramos o resultado apurado do lucro ou prejuízo da empresa em um determinado período.
Continua...

Gerenciamento de Resultados
Após o resultado da DRE a empresa pode propor estratégias para enfrentar novos desafios. Sem a Contabilidade não há previsão orçamentária, e sem orçamento não há aumento! Utilização do custeio variável
O custeio variável é utilizado para fins gerenciais, para controle e tomada de decisão. De todas as desvantagens e riscos que existem em função da apropriação dos custos e despesas fixos aos produtos, o custeio variável deixa de apropriá-los aos produtos e os trata como se fossem despesas (encargos de período).
Continua...

Utilização do custeio variável
Então, oCusteio Variável é um método de apropriação de custos em que só são alocados aos produtos os custos variáveis, sendo os custos fixos considerados como despesas do período.

O Custeio Variável utiliza o conceito de Margem de Contribuição unitária ( MCun) que é o valor que cada unidade traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou (custos variáveis/ diretos), as despesasvariáveis também podem entrar nesse cálculo. MC unitária = Preço de venda unitário ( -) custos e despesas variáveis unitário

Ponto de Equilíbrio
Ponto de equilíbrio nada mais é do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, que inclui os custos fixos e variáveis, as despesas variáveis e as despesas fixas. No Ponto de Equilíbrio, a empresa não terálucro nem prejuízo. Atualmente, na busca da competitividade é fundamental que as empresas conheçam o seu Ponto de Equilíbrio; para tanto, precisam desenvolver essa ferramenta gerencial.

Ponto de Equilíbrio Contábil

Ponto de Equilíbrio = Custos + Despesas fixas Contábil M.C.Unit A empresa obterá seu ponto de equilíbrio contábil quando suas receitas totais forem iguais aos seus custos e despesastotais (fixos e variáveis).
Fonte: MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos, 2003. 9ª ed.

Ponto de equilíbrio Econômico
PEE = Custos e Despesas Fixas + Lucro Desejado MC unitária

Lucro desejado é o lucro mínimo desejado pela empresa. PEE é o valor das receitas menos os custos e despesas totais mais o lucro desejado.
Fonte: MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos, 2003. 9ª ed.

Pontode Equilíbrio Financeiro
PEF = CDF - despesas não desembolsáveis + despesas não contabilizadas nos custos MC unitária Despesas não-desembolsáveis: depreciação. Despesas desembolsáveis não apuradas nos custos: parcela de um financiamento para compra de material para produção.
Fonte: MARTI NS, Eliseu. Contabilidade de Custos, 2003. 9ª ed.

Gráfico do Ponto de Equilíbrio

Fonte: MARTINS,...
tracking img