Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS

É a parte da Contabilidade que tem por objetivo fornecer dados ao administrador para a correta decisão e avaliação da empresa.
Exemplo:
Uma empresa que fabrica certoproduto tem atribuídos a esta fabricação despesas, vindas de mão de obra direta ou indireta, matéria prima, energia elétrica e outras mais. Estas despesas são atribuídas a este produto, tornando-se custode produção. A partir disso é dado o valor de venda do produto.
É através da contabilidade de custos que uma empresa descobre se o valor cobrado pelo produto ou serviço oferecido, é equivalente paracobrir todos os custos da produção, e se ainda isso irá gerar lucro ou prejuízo.

“Custos: todos os gastos relacionados á produção de uma empresa, ex: aluguel de fábrica, matéria-prima”.Classificação de Custos:

Custo variável: variam conforme quantidade produzida, ex: matéria-prima;
Custo fixo: constante, não importa a produção, ex: aluguel de fábrica;
Custo direto: relaciona-sediretamente com a produção (bem ou serviço), ex: embalagem, matéria-prima.
Custo indireto: não podemos determinar o custo exato, ex: energia elétrica e água consumida.
Custo padrão: predeterminado,planejado para um número “X” de produto. Baseia-se também em produções anteriores, em pesquisa de mercado.
Custo estimado: é uma forma de custos predeterminados que as empresas estabelecem antes da produçãoou construção. Existem empresas pequena e médias que não desejam e nem podem permitir um completo sistema contábil de custo. Para elas este procedimento preenche dois objetivos básicos de políticasadministrativas:
1- Manter um sistema contábil de custos, de baixo custo operacional;
2- Assegurar algum grau de custos comparativos, para orientar a administração.

Departamentalização do CustoToda a empresa é dividida em departamentos, a partir disso é calculado o custo de cada departamento que compõe a produção. Dessa forma, podem-se controlar os custos, assim a administração pode...
tracking img