Contabilidade de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS

CONCEITO

Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.

Contabilidade de Custos é o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dosserviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão.

FINALIDADE DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

A Contabilidade de Custos ocupa-se da classificação, agrupamento, controle e atribuição dos custos, sendo que os custos coletados servem atrês finalidades principais:

a) Fornecer dados de custos para a medição dos lucros e avaliação dos estoques.

b) Fornecer informações aos dirigentes para o controle das operações e atividades da empresa.

c) Fornecer informações para o planejamento da direção e a tomada de decisões.

TERMINOLOGIA UTILIZADA

a) Gasto - Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de umproduto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Compreende todo e qualquer pagamento ou recebimento de ativos, custos ou despesas, como exemplo temos.
Ex.: Gasto com mão de obra ( salários e encargos ); Gasto com aquisição de mercadorias destinadas a revenda; Gasto com aquisição de matéria-prima para industrialização;Gasto com compra de ativos , como equipamentos ou máquinas; Gasto com aluguel de equipamentos ou máquinas; Gasto com água ou energia elétrica; Gasto com aluguel de equipamentos ou do prédio; Gasto com material de escritório.

b) Investimento - São os gastos efetuados em ativo ou despesas e custos que serão imobilizados ou deferidos. São todos os gastos na aquisição de bens e serviços que venham agerar benefícios futuros em função de sua vida útil.
Ex.: Aquisição de Imóveis; Aquisição de máquinas ou equipamentos; Aquisição de matéria prima; Despesas pré-operacional.

c) Custo - São gastos com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens e serviços; é todo e qualquer gasto relativo 'a atividade de produção. São gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos.Portanto, podemos dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, que só pode ser reconhecido como tal, no momento que os fatores de produção ( bens e serviços ) forem efetivamente utilizados na produção , gerando um novo bem ou executando um novo serviço.
Ex.: matéria-prima, aluguéis, depreciações, gastos com a manutenção...

d) Despesa - São os gastos com bens e serviços que nãofazem parte do processo produtivo , sendo consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.Para entendermos o que são despesas, basta seguir a seguinte lógica: A compra de matéria -prima para produção é o gasto que, a partir do momento que lançamos no estoque , se torna um investimento. Depois , quando é requisitado para o processo produtivo , baixamos e ele passa a ser custo, e o produtooriginário, desse processo retorna ao estoque como produto acabado. Por sua vez, quando o produto é vendido , seu valor torna-se uma despesa, que chamamos de CPV - CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS o que, na verdade, é uma despesa, agregando todos os custos envolvidos na produção do novo bem. Logo, os custos incorporados nos produtos acabados são vendidos. Notamos então , que as despesas são valores que reduzemo Patrimônio Liquido, demonstrando ser um sacrificio no esforço de se obter uma receita
Ex.: Comissão de vendedor, despesa de água, salários e encargos, aluguéis e seguros...

e) Desembolso – É o ato financeiro de pagar uma divida, um serviço ou um bem ou direito adquirido. É a execução financeira dos gastos e investimentos da empresa, podendo ocorrer no momento do gasto, que são os...
tracking img