Mercantilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O mercantilismo
No séc XV até XVIII idade moderna , na Europa ocidental.(Absolutismo e Monarquia ). O Rei teve que usar justificativas para o seu poder.(teoria do poder divino). Uma teoriaque dizia que Deus tinha dado ao Rei . O Rei era escolhido por Deus .O povo confiava plenamente no Rei ,porque ele era o escolhido por Deus . Mas existiam alguns que ainda não acreditavam nesta teoria,então o Rei teve que ter outra ideia .Á teoria do contrato social , ( o controle ) . Então o povo com este contrato passou a dar o poder ao Rei , com a certeza que ele manteria a ordem e traria aprosperidade.
Existia alguns limites que o Rei procurava respeitar para não enfraquecer seu poder . Respeitava os privilégios dado ao clero e a nobreza como por exemplo á isenção de impostos ,eos acordos feitos com á burguesia que garantia ao Rei pagamentos de impostos para sustentar a sua corte e seu exercito . Tudo girava em torno do Rei ,o mercantilismo foi um conjunto de ideias epráticas econômicas usada no tempo moderno .Existia outras definições que era (Politica econômica do estado moderno Europeu ).Não avia liberdade econômica o Rei tinha total poder econômico .Então o povo nãopodia esporta sem que o Rei permite-se .
O protecionismo alfandegário .(Proteger a alfandega). A ideia de dificultar se possível impedir á entrada de estrangeiros . Fortalecendo á produçãonacional ,garantindo o máximo de exportação e a balança comercial favorável .Aumentando os impostos dificulta á entrada dos estrangeiros .Para fortalecer o estado o ouro e á prata eram as moedasdaquela época ,acumulavam metais preciosos o metalismo.
O colonialismo foi uma ideia de se obter colônias. Uma aria onde normalmente tem condições de sugar ás riquezas para fortalecer o estadonacional . As colônias eram áreas de exploração . São arias á onde uma metrópole ,uma região mais forte pode ir consegui riquezas do qual elas necessita para se fortalecer ,para enriquecer . Á...
tracking img