Contabilidade comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
curso de GRADUAÇÃO EM Ciências contábeis

Keila Patrícia dos Anjos Guimarães

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GO
2011
Keila Patrícia dos Anjos Guimarães

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Trabalho apresentado às disciplinas: de Contabilidade Introdutória, Legislação e Prática Trabalhista, CenáriosEconomicos, Matematica Financeira I e Psicologia Organizacional do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR sob a orientação dos professores Fábio, Glaucios, Regina, Elisete, e Helenara.

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA – GO
2011
Sumário
1 - INTRODUÇÃO4
2 - ROTINAS TRABALHISTAS 5
2.1 - contribuições sindicais 5
2.2 - Desconto de INSS e IRRF dos empregados 6
2.3 -Faltas 6
2.4 – Horas extras7
2.5 – Pagamento e desconto do repouso semanal remunerado 7
2.6 – Encargos sociais INSS parte da empresa e FGTS 8
3 – DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E LIDERANÇA8
3.1 – Diferenças individuais8
3.2 – Diferença entre grupo e equipe 9
3.3 – Estilos de liderança 10
4 – Processo Contábil11
5 – Juros compostos e taxas de juros13
6 - Análise de mercado regional 14
Conclusão 18Bibliografia 19

1 - INTRODUÇÃO

No Brasil é necessário que as empresas, por meio da contabilidade, vislumbrem uma possível correção das distorções da consolidação das leis do trabalho ou CLT. O Regulamento Interno, e acompanhado pela contabilidade e pode corrigir as distorções, ou seja, através das mudanças da contabilidade no tempo, novidades não contempladas por lei mais antiga.
Odepartamento de pessoal é responsável pela admissão, registro no livro de empregados e na CTPS, comunicação ao MTE, contrato de experiência, cadastro geral de empregados e desempregados ou CAGED, demissão na qual e realizada primeiramente um aviso prévio, ou seja, um pedido de dispensa em que necessita de um termo de rescisão de contrato de trabalho em que pode se verificar que o empregado tem direito aoseguro desemprego dentre outros.
O departamento pessoal executa a rotina mensal dos trabalhadores, bem como na elaboração da folha de salários, recibos de salários e de pró-labore, na programação, aviso e recibo de férias, dentre outras. O profissional do departamento pessoal deve conhecer as leis e cálculos trabalhistas, direitos e deveres de empregados e empregadores.
Seja para contratarnovos empregados, auxiliar os atuais ou tratar de admissões ou rescisões, este departamento está ganhando cada vez mais espaço nas entidades modernas.

2. ROTINAS TRABALHISTAS
2.1. - contribuições sindicais

A obrigatoriedade da contribuição sindical anual está prevista no artigo 579 CLT, ou seja, consolidação das leis de trabalho na qual dispõe.

A contribuição sindical é devida portodos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão, ou inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591.

A natureza jurídica da contribuição sindical é tributária, se intercala na orientação do artigo 149 da CF ou constituição federal, como contribuição deinteresse das classes econômicas e profissionais, assim como na definição de tributo prenunciado no artigo 3º do código tributário nacional, sendo uma prestação pecuniária, ordenada em moeda, compulsória, independentemente da vontade do empregador ou do empregado.
A constituição federal determina que as contribuições fixadas por assembleia geral excepcional e devidas ao sindicato, e estavulnerável de autorização para o desconto. Assim pode se resumir que fica salva à contribuição sindical, em que o desconto independe dessas formalidades.
Os empregados sem exceção de nenhum, trabalhadores autônomos e empresários, que interatuam numa determinada classe econômica ou profissional, estão obrigados por lei, ao pagamento da contribuição sindical, não sendo importante para tanto, ser ou não...
tracking img