Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROSÂNGELA FRAUZINO DA SILVA



ALTA FLORESTA MT
2012
2Conceito da contabilidade
A contabilidade é uma ciência ou uma técnica que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões económicas. Trata de estudar o património e traduz os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações económicas.
A contabilidade é considerada uma ciência tendo emconta que fornece conhecimento verdadeiro (sistemático, verificável e falível), e não suposições. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenómenos do seu objecto de estudo.
Por outro lado, a contabilidade também é uma técnica, tendo em conta que, com base nos seus procedimentos, se podem processar e aplicar os dados.Relativamente ao objecto de estudo da contabilidade (o património), este costuma ser representado graficamente em forma de T: na coluna da esquerda, inclui-se aquilo que se deve (Débito), ao passo que, na da direita, consta o Crédito.

3 Objeto da contabilidade |
O objeto da contabilidade sabe que é O PATRIMONIO DAS ENTIDADES, e através da metodologia racional obtém se o que chamamos deconhecimento, considerando as generalidades, certeza e identificação das Causas, em nível qualitativo equivalente às demais ciências sociais. Por consequência, as demais classificações, método, conjunto de procedimentos, técnica, sistema, arte, mais comuns, referem-se a simples facetas ou aspectos da Contabilidade, usualmente concernentes à sua aplicação prática, na solução de questões concretas.
NaContabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimôniodisponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica e administrativa.
O Patrimônio também é objeto de outras ciências sociais, como Economia, Administração e até do Direito que, entretanto, o estudam sob ângulos diversosdaquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos. A Contabilidade busca, primordialmente, apreender, no sentido mais amplo possível, e entender as mutações sofridas pelo Patrimônio, tendo em mira, muitas vezes, uma visão prospectiva de possíveis variações. As mutações tanto podem decorrer de ação do homem, quanto, embora quase sempre secundariamente, dosefeitos da natureza sobre o Patrimônio.

4Objetivo da contabilidade
O objetivo é verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados.
A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar os resultadosdas atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que pode ser lucrativos ou sociais.
Para atingir os lucrativos da contabilidade os profissionais devem ser habilitados e vinculados a órgão de classe, que além de regulamentar a profissão é responsável pela fiscalização do exercício da profissão.
5Escrituraçâo contábil
A escrituração contábil é oregistro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis
Contas credoras e contas devedoras
As contas devedoras correspondem ao lugar onde foram aplicados os recursos e as contas credoras se caracterizam pelo fato de ser registradas as origens dos recursos, ou seja, de onde veio o valor numerário....
tracking img